Publicado em: 04/05/2021 - Última modificação: 12/05/2021 - 15:37

Entenda a importância de fazer o descarte correto dos pneus aqui em Itanhaém

ECOPONTO DE PNEUS - Fica no prédio da rodoviária do município, o local é totalmente coberto e foi especialmente preparado para receber esse tipo de material.

O descarte correto dos pneus é imprescindível para garantir a preservação do meio ambiente. Depois que ele se torna inservível, ou seja, quando não tem mais a função pelo qual foi projetado, o ideal é que seja encaminhado para um local específico.

O objetivo é evitar a degradação do meio ambiente, principalmente em rios e nos aterros sanitários. Quando o descarte acontece fora dos locais recomendados, a proliferação do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus é ainda maior, por isso é fundamental a população se conscientizar da importância da destinação correta.

Aqui em Itanhaém temos o ECOPONTO de PNEUS, o local ideal para donos de borracharias, mecânica de automóveis e pessoas que precisam descartar os pneus considerados inservíveis.
O ECOPONTO DE PNEUS da Prefeitura de Itanhaém, está localizado no prédio da rodoviária do município. O local é totalmente coberto e foi especialmente preparado para receber esse tipo de material.

Desde 2015, a parceria entre a Reciclanip e a EcoPhalt fazem do Ecoponto de Pneus de Itanhaém o local perfeito para a destinação correta desses produtos, que já representa 200 toneladas retiradas desde quando começou.

Nos próximos dias 06 e 13 de maio, a equipe técnica do Projeto EcoPhalt realizará visitas aos comércios e revendedores de pneus no município. A EcoPhalt tem como objetivo levantar dados sobre o descarte de pneus inservíveis nos municípios da Baixada Santista, para a construção de um diagnóstico regional. Além disso, as visitas servem como campanhas de conscientização, nas quais os comerciantes são orientados quais os pontos de coleta de pneus existentes na cidade, e os danos causados ao meio ambiente, quando descartados de forma irregular.

A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis, realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil. Ao longo dos anos, o Programa foi sendo ampliado para todas as regiões do País e os fabricantes decidiram criar uma entidade voltada exclusivamente para esse fim.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Cesar Augusto Ferreira, “O descarte correto de resíduos nos locais adequados, como os ecopontos, em especial os pneus, além de contribuírem com a proteção e conservação do meio ambiente, ajudam a cidade no combate à dengue, que tem sido um grande desafio em meio a pandemia.”

Segundo o Secretário de Serviços e Urbanização José Renato de Oliva, “a população precisa entender a importância de utilizar os ecopontos do município como meio de destinacão adequada de produtos inutilizáveis. Isso contribui por manter a cidade mais limpa”, reforça.
Aqui neste link você fica sabendo o endereço de todos os ecopontos da cidade.