[email protected]
Programação da Semana Nacional de Museus acontece até sexta (21)
CULTURA - Durante esta semana, o Museu Conceição de Itanhaém, importante patrimônio histórico do Município, divulga sua programação, ampliando suas atividades desenvolvidas

Itanhaém está participando da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com uma programação especial que conta com palestras de diversos temas, será apresentada pelo Youtube da Prefeitura de Itanhaém.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A semana acontece anualmente e celebra o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. No evento, museus e outras instituições culturais brasileiras, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial para o período.
Neste ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus reforçando a ideia que só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.
Durante esta semana, o Museu Conceição de Itanhaém, importante patrimônio histórico do Município, divulga sua programação, ampliando suas atividades desenvolvidas.
A programação contará com três palestras e uma oficina de artes. Confira:
Terça- feira (18)
Horário: das 15 às 15h30
Abertura: Diretor de Cultura Tony Sheen
Palestra: As Diretrizes e os Desafios das Políticas de Museus, por Beatriz Royer, consultora de projetos museológicos e representante regional do SISEM.
Museu Conceição de Itanhaém – Revendo o seu tempo, virando o futuro sobre a ótica do passado, por Fátima Cristina Pires, Historiadora e Assessora de Orientação Educacional.
Quarta-feira (19)
Horário: das 15h30 às 16h30
Palestra: A Importância da Função Museu na Construção do Cotidiano Social, por Marjorie C. F. Medeiros, diretora da Pandora Cultural.
Quinta-feira (20)
Horário: das 15h30 às 16h20
Palestra: Ação Educativa – O imaginário Caiçara na Arte da Memória, por Lourdes Marszolek, arte-educadora, curadora, conselheira dos museus paulistas e dirigente do AMPARARTE.
Sexta-feira (21)
Horário: das 15h30 às 16h20
Palestra: Interações Museais no Cenário da Cidade – A questão do Museu e a Paisagem, por Regina Helena Vieira Santos, Arquiteta, Urbanista e Pesquisadora/professora.
Horário: das 16h20 às 16h30
Encerramento das Atividades da Semana de Museus.
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
18/06/2025
Gabinete de Leitura José Rosendo recebe três oficinas culturais a partir deste sábado (21) -
18/06/2025
Museu Conceição de Itanhaém recebe exposição “Olhares Singulares sobre Itanhaém e Região de Dois Amantes da Natureza” -
18/06/2025
Gabinete de Leitura José Rosendo recebe exposição especial sobre sua história -
18/06/2025
Sabesp inicia obras de extensão da rede de água no Parque Vergara -
18/06/2025
Avenida Rui Barbosa será parcialmente interditada para confecção de tapetes de Corpus Christi