Publicado em: 19/05/2021 - Última modificação: 19/05/2021 - 16:40

No Dia Mundial da Doação de Leite Humano, Cescrim incentiva a prática em Itanhaém

AMAMENTAÇÃO - Com baixo estoque de leite humano, o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Paula Vegas, que possui posto de coleta, pede reforço na doação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado nesta quarta-feira (19). A data é uma importante reflexão sobre a nutrição e importância do aleitamento no desenvolvimento de recém-nascidos, principalmente agora quando a imunidade se torna uma importante aliada contra o coronavírus.

Se você amamenta e tem leite excedente, um simples ato de amor pode ser suficiente para beneficiar e até salvar a vida de diversas crianças. Com baixo estoque, o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Paula Vegas, que possui posto de coleta de leite humano, pede reforço na doação, que diminuiu devido à pandemia.

Mesmo durante este período atípico, o atendimento continua acontecendo de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro. Dúvidas a respeito do assunto também são esclarecidas pelo telefone: (13) 3426-3197. O Cescrim mantém uma equipe atuante em projetos voltados para a redução da mortalidade infantil, como o Programa Amamentar. E faz o acompanhamento de gestantes e crianças com fatores de risco, com profissionais das áreas de ginecologia, obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, nutrição, enfermagem e auxiliares e técnicos de enfermagem.

O leite humano é o alimento mais importante no início do desenvolvimento da imunidade do bebê, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança, além da amamentação contínua até os dois anos ou mais. “O leite humano é o único alimento completo do mundo, totalmente adaptado às necessidades nutricionais do bebê”, diz a nutricionista do Cescrim, Vaneska Câmara Marques.

Ela acrescenta que todos os bebês recebem algum tipo de proteção ao nascer, mas os que são amamentados recebem proteção extra. “É por isso que eles têm menos chances de desenvolver obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol ainda quando criança. É um fator protetor para doenças infecciosas, inclusive as respiratórias”.

Para doar, a pessoa deverá entrar em contato com o Cescrim e apresentar documento de identidade e carteirinha de pré-natal para realizar o cadastro e passar por uma entrevista. Após isso, a doadora receberá as devidas orientações para o processo de coleta e um kit com material que inclui touca, máscara e vidro esterilizado.

Além disso, é preciso que sejam atendidos alguns requisitos para não prejudicar a saúde dos bebês. São eles:

– Manter hábitos saudáveis, como o não uso do cigarro, álcool e outras drogas;

– Não abusar da automedicação. Na primeira consulta após o parto, o médico é quem deverá avaliar quais remédios poderão ser administrados;

– Não possuir diagnóstico que inclua doenças infectocontagiosas ou que impossibilite a doação.

Sabia que não são somente as pessoas que amamentam que podem ajudar? Qualquer pessoa é capaz de colaborar para que o Cescrim continue salvando vidas. Isso porque o Centro também precisa da doação de potes de vidro com tampa plástica para o armazenamento de leite. Os recipientes podem ser entregues diretamente no local.