Publicado em: 24/05/2021 - Última modificação: 02/06/2021 - 15:09

Itanhaém ganhará unidade do Poupatempo

FACILIDADE - O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais

Itanhaém está entre as 20 cidades beneficiadas pelo Governo do Estado com o autorizo para a implantação de novas unidades do Poupatempo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) pelo governador João Doria em evento no Palácio dos Bandeirantes.

As novas unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista. O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais. O modelo foi implantado nas unidades inauguradas em Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.

O prefeito Tiago Cervantes esteve presente na solenidade e comemorou a notícia. “Uma grande conquista para Itanhaém que será beneficiada com um serviço inovador em uma estrutura moderna. A inclusão de serviços municipais vai proporcionar mais eficiência e qualidade no atendimento de toda população. Agradecemos ao deputado federal Samuel Moreira que teve importante participação em mais este avanço para a nossa cidade”, disse.

Os próximos passos da Administração Municipal será a definição de local adequado para a instalação da unidade. Participaram da solenidade o vice-prefeito, Rodrigo Dias; os vereadores Arlindo Martins, Professor Fernando, Fabio Bibão e Lucas Abbasi e o secretário Eliseu Braga Chagas.

Serviços digitais

Atualmente, 85% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros.

Programa Poupatempo

Administrado pela Empresa de Tecnologia do Estado (Prodesp), o Programa Poupatempo, possui 23 anos de existência e já beneficiou mais de 607 milhões de cidadãos

Com o início da pandemia, em março do ano passado, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais, para melhor atender a população. Atualmente, são 137 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.