Publicado em: 25/05/2021 - Última modificação: 02/06/2021 - 15:08

Itanhaém reativa Conselho do Trabalho, Emprego e Renda projetando retomada econômica

CONSELHO - Os cinco segmentos mais fortes da economia itanhaense compõem o colegiado: construção, turismo, gastronomia, hospedagem e agricultura.

Ampliar a participação da sociedade civil nas deliberações, projetos e estudos estratégicos da Administração Municipal é uma das metas da nova gestão. Nesta terça-feira (25), em solenidade no Paço Municipal, o prefeito Tiago Cervantes empossou os novos membros do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda do Município de Itanhaém (CTER), que participam do colegiado no quadriênio 2021-2025.

O CTER, que substitui a antiga Comissão Municipal do Emprego, foi criado em 2020 por meio da Lei Municipal 4.390, de 12 de maio de 2020. O conselho é permanente, deliberativo e composto por nove membros titulares representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo.

A reativação do conselho foi uma determinação do prefeito Tiago Cervantes logo nos primeiros dias de mandato. “Entendo a necessidade de sintonia entre o poder público e a sociedade. É fundamental para o desenvolvimento da cidade que tenhamos conselhos fortes e atuantes. São pessoas que sugerem alternativas para o bem da cidade”, disse.

A prioridade do colegiado, neste momento de crise pandêmica, será a elaboração de projeto para implantação de futuras escolas de qualificação profissional na cidade. Projetando a retomada da economia local, o prefeito Tiago Cervantes sugeriu a representação no CTER dos cinco segmentos mais fortes da economia itanhaense: construção, turismo, gastronomia, hospedagem e agricultura.

“Vou ouvir quem trabalha no município e buscar identificar as reais necessidades, priorizando as políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Para isso, conto com a expertise dos conselheiros para determinar essas prioridades e assim elaborar o Plano de Trabalho Anual para envio à Comissão de Emprego do Estado que pode viabilizar programas de treinamento na cidade, com base nas informações sobre a demanda existente”, explicou o presidente do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda, Hilman Edward Kruger.

Participam do conselho, representantes da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém (AEAI), Associação dos Produtores Rurais de Itanhaém (AMIBRA), Associação dos Empreendedores de Turismo de Itanhaém (ASSETURI), além de representantes dos setores gastronômicos e de qualificação.

De acordo com o secretário de Relações do Trabalho, Eliseu Braga Chagas, o conselho será um ambiente de discussões e de busca de alternativas para superar os desafios. “Temos pela frente a missão de criar novas oportunidades de trabalho e geração de renda para as pessoas”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Silvio Oliveira, reforçou a disposição da Câmara Municipal em pautar discussões acerca de temas que visem à retomada do crescimento da economia na cidade.

O Sebrae-SP esteve representado pelo gerente regional Marco Aurélio Rosas, que destacou Itanhaém como cidade empreendedora e que a reativação do CTER demonstra a preocupação da Administração Municipal com o futuro das próximas gerações. Estiveram presentes na solenidade o secretário de Governo e vice-prefeito Rodrigo Dias, e o secretário de Comunicação Luciano Netto.

Após o ato de posse, por meio de votação, os membros definiram a composição do CTER para o próximo biênio, que terá o engenheiro Hilman Edward Kruger como presidente; o secretário Eliseu Braga Chagas como vice-presidente; e Marc Fortuna como secretário-executivo.

Compõem o conselho: representantes do Governo: Eliseu Braga Chagas (suplente: Cintia Depieri); Marcell Marques Hary (suplente: Fabiana da Silva Feitosa Santos); e Jorge Penha da Silva (suplente: Adelson Souza dos Santos). Representante dos empregadores: Clelia Francisco da Silva Ribeiro (suplente: Roberto Carlos dos Santos); Anderson de Angelis Junior (suplente: Leandro Vampre de Castro); e Domingos Rivas Miranda Neto (suplente: Márcio Rivas). Representante dos trabalhadores: Leandro de Souza (suplente: Flávio Castro Lorena); Marcos Gonçalves Jesus (suplente: Cleiton Valente Borges); e Hilman Edward Kruger (suplente: Márcio Tavares Coutinho).