Serviços
acessibilidade



Publicado em: 18/06/2021 - Última modificação: 22/06/2021 - 17:00
[email protected]

Área do Parque Estadual da Serra do Mar terá maior controle de acesso

PRESERVAÇÃO - “A medida atende uma solicitação da prefeitura e de entidades da sociedade civil”



Compartilhar:

A beleza da cidade de Itanhaém é infinita e repleta de encantos naturais, uma dessas maravilhas está localizada na área rural do município onde é protegido e monitorado pela Fundação Florestal do Governo Paulista, conhecido como Parque Estadual da Serra do Mar.
A região fica localizada a cerca de 20 km após o bairro Mambu, uma área envolvida por rios e cachoeiras, entre elas está a Três Quedas, famosa devido a explosão de beleza natural, que só ela tem.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A Prefeitura de Itanhaém, por meio dos Secretários do Meio Ambiente, Cesar Augusto Ferreira; do Turismo, Rodrigo Zanella; do Desenvolvimento Econômico, Rogélio Salceda e Relações do Trabalho, Eliseu Braga Chagas, acompanhados do Deputado Estadual Caio França, foram até o local, para visitar a região que terá um maior controle de acesso, para evitar a degradação da região que é muito visitado por turistas.

 

A visita técnica aconteceu na última quinta (17) e contou com a presença do Diretor Executivo da Fundação Florestal, Dr Rodrigo Levkoviscz, juntamente com a equipe técnica do órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, onde puderam realizar um levantamento de dados e informações com o objetivo de ordenar o uso de acessos às áreas abrangidas pelo Parque Estadual da Serra do Mar que fica dentro do município.

 

A Secretaria do Meio Ambiente de Itanhaém, tomou iniciativa de pedir ajuda ao Governo Estadual, após receber diversas solicitações dos conselhos municipais entre eles o CONDEMA, COMTUR, ASSETURI, AMIBRA, E ACAI, para ter êxito na preservação ambiental desta região do Município.

O maior objetivo do controle de acesso ao local, é de combater invasões, ao desmatamento, à ocupações ilegais de áreas de proteção ambiental, além de fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável, através da qualificação do ecoturismo. O Governo Municipal de Itanhaém, solicitou à Fundação Florestal, que realize o ordenamento, o controle, o monitoramento e a vigilância dos acessos às áreas de preservação e de importantes atrativos turísticos locais, como a Cachoeira Três Quedas.

A Fundação Florestal do Estado de SP, tem como finalidade contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas de produção e das unidades de conservação estaduais, além de executar ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

A Fundação Florestal é responsável pela gestão de Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável no Estado de São Paulo, incluindo Estações Ecológicas, Parques Estaduais, Monumentos Naturais, Refúgios de Vida Silvestre, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Florestas Estaduais, Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

 

Segundo o Secretário do Meio Ambiente de Itanhaém, “A presença da Fundação Florestal nas áreas do Parque Estadual proporcionarão maior segurança às famílias que vivem na área rural, aos turistas e certamente fortalecerá a preservação ambiental e a sustentabilidade da cidade”, destacou César Augusto de Souza Ferreira.

De acordo com o Secretário de Turismo Rodrigo Zanella, a implantação do sistema de controle de acesso e monitoramento na região do Vale do Rio Branco, contribuirá para a proteção do meio ambiente natural, trará maior segurança a população residente e aos usuários dos atrativos naturais, além de garantir a preservação da cultura popular e extrativista da localidade.

Estiveram presentes na visita técnica, o Deputado Estadual Caio França, que intermediou o pleito do Município, o Secretário Municipal de Turismo Rodrigo Zanella e o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente César Augusto de Souza Ferreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Rogélio Salceda e o Secretário Municipal de Relações do Trabalho Eliseu Braga Chagas, além da Guarda Civil Municipal, equipes técnicas da Prefeitura e representantes da sociedade civil itanhaense.