Publicado em: 23/06/2021 - Última modificação: 23/06/2021 - 16:03

Fotográfo de Itanhaém tem foto premiada em concurso online

FOTOGRAFIA - O fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi é considerado um incentivador das artes fotográficas e audiovisuais na região.

Na última sexta-feira (18), o fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi, presidente e fundador do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém (COFIT) teve uma de suas fotos premiadas com o 1º lugar, no concurso realizado pelo Fotoclube Poa (Foto Clube Porto-Alegrense), uma associação de amantes da fotografia, na cidade de Porto Alegre-RS.

A foto premiada se chama ‘O Salto’ e foi feita em 2019 na Aldeia Tabaçu Reyko Ypi em Itanhaém durante uma saída fotográfica. Acompanhe a live da premiação neste link.  Outro destaque ficou por conta da foto, também selecionada, que retratou em Abril de 2012 a Festa do Peão de Itanhaém, o qual comemorou os 480 anos da cidade.

“Após um bate papo com os fotógrafos participantes do COFIT decidimos qual foto cada fotógrafo poderia apresentar no concurso. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou o fotógrafo Marcos Rogério. O concurso teve foco somente em fotografias preto e branco, dividido em três categorias: Juvenil (até 18 anos), Fotoclubista (para membros do fotoclube de Porto Alegre) e Geral (para qualquer fotógrafo do Brasil).

SOBRE O COFIT

O COFIT é um Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém que foi criado em abril de 2012, com o objetivo de resgatar e registrar por fotografia as belezas e cultura da cidade.

Atualmente o COFIT conta com a participação efetiva de 20 fotógrafos, entre amadores e profissionais que realizam durante o ano palestras e exposições.

A exposição do momento é a “Art na Pandemia”, realizada de forma virtual e mostra registros feitos durante a pandemia. Acesse o Facebook do COFIT e acompanhe seus trabalhos através deste link.

Graças ao grupo, já foram realizadas quatro edições da ‘Semana da Fotografia’ na cidade, com atividades de palestras, workshops, saídas fotográficas e premiações. Entre os premiados estão Araquém Alcântara, Juca Varella, Nair Benedicto e Alexandre Sequeira, como também o Secretário de Comunicação Luciano Netto.

SOBRE O FOTÓGRAFO

O fotógrafo Marcos Rogério da Silva, em artes conhecido como Marcos Rogério Meneghessi, está no campo das artes e multimídia desde o ano de 2002 onde atuou como fotógrafo oficial do extinto Portal Casting Black que desenvolvia atividades culturais dedicadas à comunidade negra.

Desde 2010 vive na cidade de Itanhaém e em 2012, após ter feito mais de 400 fotografias da cidade, iniciou um movimento de criação do COFIT que há oito anos vem desenvolvendo diversas atividades culturais na cidade como exposições, workshops, palestras, PhotoTracking e outros eventos.

Eleito presidente do COFIT em 2012, e renovando sua eleição em 2020 ele esteve à frente também de atividades para a criação do Dia Municipal da Fotografia, comemorado em 18 de abril. O ano de 2020 está marcado pela pandemia do novo coronavírus e mesmo assim, o fotógrafo conseguiu estar à frente do COFIT e organizar junto com o coletivo, duas exposições virtuais e alguns cursos por live.

Marcos Rogério Meneghessi é considerado um incentivador das artes fotográficas e audiovisual na região, sendo destacado pelas suas palestras, atividades e também na criação de projetos como Esporte Foto, dos podcasts “Falatudo Fotografia” e “Photographês” e recentemente, como fundador do Instituto Fotografia Para Todos e do grupo CooperaMOB dedicado exclusivamente à fotografia de celular.