Publicado em: 24/06/2021 - Última modificação: 25/06/2021 - 10:09

Prefeitura e Instituto Gremar inauguram ecoponto no próximo sábado (26)

MEIO AMBIENTE - A ação tem como finalidade conscientizar pescadores e visitantes sobre o descarte inadequado dos materiais de pesca

Com a finalidade de conscientizar pescadores e visitantes sobre o descarte inadequado dos materiais de pesca, o Instituto Gremar e a Prefeitura de Itanhaém, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, inauguram neste sábado (26), às 10 horas, um Ecoponto para a entrega voluntária de apetrechos de pesca (redes, linhas, anzóis e armações). O local escolhido é a Alameda Emídio de Souza, na Praia do Sonho.

Com a iniciativa, Itanhaém torna-se a terceira cidade da Baixada Santista a contar com este tipo de ação ambiental, ao lado de Mongaguá e Santos, avançando em uma importante questão de conservação da vida marinha e seus ecossistemas.

Uma das maiores ameaças à vida marinha são os utensilios de pesca que são perdidos, abandonados ou descartados no mar. Estudos indicam que 640 mil toneladas de apetrechos são perdidos no mar, por meio de interação ou ingeridos, eles podem ferir, mutilar e até levar a óbito centenas de milhares de animais.

A instalação do Ecoponto modificará diretamente este cenário, pois no local serão instalados coletores com sistema de segurança e placas sinalizadoras de identificação, autoexplicativas. Cada uma trará informação para identificação da fauna local, os efeitos negativos causados pelo descarte incorreto dos apetrechos; as medidas mitigadoras cabíveis em caso de captura acidental; e informações educativas sobre o descarte correto dos petrechos de pesca já utilizados.

“A instalação dos Ecopontos de pesca, vão fortalecer as nossas ações de combate ao lixo no mar e de proteção à vida marinha. As parcerias com entidades ambientais, como o renomado Instituto Gremar, são fundamentais para alcançarmos resultados eficientes”, explicou o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

Todos os materiais corretamente descartados seguirão semanalmente para o Gremar, onde passarão por triagem e serão armazenados em local adequado.  Em seguida, a ação envolverá cooperativas de catadores de lixo locais, para que esses itens sejam reciclados e transformados em novos produtos e materiais.

“O aumento da interação dos animais marinhos com apetrechos de pesca é observado diariamente em nosso trabalho. Entendemos que a cidade de Itanhaém é um ponto estratégico para dar continuidade a esta ação na Baixada Santista, sempre com a perspectiva de ampliá-la para cada vez mais municípios”, comentou a bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar, Rosane Farah.

O Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna é uma organização não governamental pioneira, fundada em 2004, na cidade de Guarujá (SP).  Com uma ativa atuação, o instituto já realizou 11 mil resgates e 1,2 mil reabilitações de animais marinhos e silvestres.

Atualmente conta com mais de 40 profissionais e voluntários em sua equipe multidisciplinar, responsável pelo monitoramento ambiental em plantão 24 horas, durante todo o ano. A partir deste trabalho, realiza todas as etapas de resgate, reabilitação e soltura dos animais encontrados vivos, bem como as necropsias dos animais mortos. Também são disponibilizados cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental e gestão de fauna.

Desde agosto de 2015, também é uma das organizações que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS, que tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o “Trecho 9”, compreendido entre São Vicente e Bertioga. O acionamento do serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos é feito pelos telefones 0800 642 3341 e (13) 99711 4120.