Publicado em: 29/06/2021 - Última modificação: 08/07/2021 - 17:24

Itanhaém é selecionada para ter Virada SP Online e Revelando SP

CULTURA - A realização está prevista para o segundo semestre deste ano.

Itanhaém foi selecionada para participar de dois importantes eventos do Estado de São Paulo: Virada SP Online e Revelando SP. A cidade venceu os dois editais que permitem trazer os eventos online em parceria com o Governo do Estado, que devem acontecer no segundo semestre deste ano.

A Virada São Paulo é o maior evento cultural do interior e litoral paulista, neste ano, Itanhaém foi selecionada entre os 20 municípios do Estado. O evento que será online, devido à pandemia do coronavírus, promete uma maratona cultural, durante 24 horas. Pela classificação, o município passa a integrar a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo.

“O projeto é fundamental para a retomada do setor cultural, tão afetado pela pandemia do Covid-19. Apresentará uma maratona de eventos das mais diversas linguagens, executadas por artistas e grupos de relevância no cenário cultural local, regional, nacional, e até internacional”, afirmou o diretor de Cultura, Tony Sheen.

Já o Revelando São Paulo é um projeto que tem como objetivo valorizar e difundir a cultura tradicional do Estado de São Paulo. O Edital contempla a premiação de artesãos, culinaristas e manifestações da cultura tradicional local.

Neste ano, Itanhaém será representada pelos artesãos Maria Ara Garcia (artesanato indígena), Gilson Costa Barreto (artesanato em cabaça), Salete de Fátima Rosa Reis (estandarte de embarcações) e pela APRODIVINO (Associação Pró Festa do Divino de Itanhaém), por meio da Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém.

“Itanhaém é berço da cultura tradicional do Estado de São Paulo e uma das cidades com maior riqueza cultural do país. Esta seleção rende ao município o reconhecimento de Amigo da Cultura Tradicional de São Paulo”, explicou o diretor.