Publicado em: 13/07/2021 - Última modificação: 19/07/2021 - 15:42

Aprovados em concurso público da guarda municipal tomam posse nesta sexta-feira (16)

PREPARAÇÃO - A partir da posse, os guardas municipais devem se apresentar na segunda-feira (19), no Centro de Capacitação do Professor, e logo em seguida, estarão aptos a participar do curso de formação técnico-profissional para que possam ingressar na Guarda Municipal

A Prefeitura de Itanhaém por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança dará posse nesta sexta-feira (16), aos 30 guardas municipais aprovados no concurso nº 01/2019. A nomeação acontece das 9 às 16 horas, para evitar aglomeração, na base comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) do Suarão, localizado na Rua Tietê, 280.

Os aprovados deverão cumprir a jornada de 40 horas semanais de Trabalho. A partir da posse, os guardas municipais devem se apresentar na segunda-feira (19), no Centro de Capacitação do Professor, e logo em seguida, estarão aptos a participar do curso de formação técnico-profissional para que possam ingressar na Guarda Municipal. O curso terá início ainda no dia 19, no Centro de Pesquisas.

Com duração de 658 horas, de segunda a sexta, o curso de formação para os novos agentes contará com aulas sobre Administração Pública e Estrutura da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal; Direitos Humanos e Ações Preventivas; Relações Sociais; Legislação Penal; Técnicas Operacionais; Sistemas de Apoio Operacional; Controle de Distúrbios Civis; Postura e Atitude; Atividade Física, Qualidade de Vida e Defesa Pessoal; Primeiros Socorros; Trânsito; Legislação Pertinente à Guarda Civil Municipal; Armamento e Tiro – Emprego de Equipamentos não Letais e Letais.

O curso segue a Matriz Curricular Nacional para Formação dos guardas municipais, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e contará com instrutores da própria instituição, bem como membros de outras instituições policiais, membros do judiciário, entre outros.

Segundo o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, os profissionais da guarda são preparados para combater a criminalidade. “A nossa guarda municipal atua diretamente na preservação do patrimônio público, combate a criminalidade e preservação da ordem. Trabalham efetivamente na busca por uma cidade cada dia mais segura. O curso de formação objetiva capacitar, para melhor atender a população”, afirmou.

É válido lembrar, que devido a pandemia, o curso segue todas as normativas de segurança da Vigilância Sanitária, como distanciamento social e uso de máscara.