Publicado em: 19/07/2021 - Última modificação: 21/07/2021 - 16:48

Aprovados em concurso público da GCM se apresentaram nesta segunda (19)

PREPARAÇÃO - A partir da posse, os novos profissionais que reforçarão a Guarda Civil Municipal (GCM) já iniciaram o curso de formação técnico-profissional, no Centro de Pesquisas.

Na manhã desta sexta-feira (19), foi realizada no Centro de Capacitação do Professor, a cerimônia de apresentação dos 30 novos profissionais aprovados no concurso público nº 01/2019, que reforçarão a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM).

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo Rodrigo Dias, secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, comandante da GCM, Antonio Carlos da Silva, o diretor de Segurança, Adilson Muniz, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Silvio César Oliveira, e o sargento da Policia Militar aposentado, e ex-comandante da Guarda Municipal, Aguiar.

Representando o prefeito Tiago Cervantes, o vice-prefeito Rodrigo Dias afirmou que a área da segurança é uma prioridade da Administração. “Estamos fortalecendo as ações de segurança no âmbito da Guarda Municipal em Itanhaém. Além do reforço da corporação, investimos na estrutura, e em novos equipamentos para a Guarda Municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento, e levar mais bem-estar para a população”, disse.

“Estávamos na expectativa por esse momento. Com muito empenho, vamos absorver os ensinamentos e as experiências vividas pelos profissionais, para quando estivermos nas ruas, poder fazer a diferença, e contribuir com a segurança da população”, disse o GCM empossado, Luis Eduardo Pedrasa.

A partir da posse, os guardas municipais iniciaram ainda nesta segunda feira, no Cento de Pesquisas, o curso de formação técnico-profissional para que possam efetivamente ingressar na Guarda Municipal.

Com duração de 648 horas, de segunda a sexta, o curso de formação para os novos agentes contará com aulas sobre Administração Pública e Estrutura da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal; Direitos Humanos e Ações Preventivas; Relações Sociais; Legislação Penal; Técnicas Operacionais; Sistemas de Apoio Operacional; Controle de Distúrbios Civis; Postura e Atitude; Atividade Física, Qualidade de Vida e Defesa Pessoal; Primeiros Socorros; Trânsito; Legislação Pertinente à Guarda Civil Municipal; Armamento e Tiro – Emprego de Equipamentos não Letais e Letais.

Para a GCM, também empossada nesta segunda-feira (19), Talita Nunes, o corpo docente do curso preparatório é excelente. “O nosso curso preparatório será coordenado pelo ex-comandante da Guarda Municipal, Aguiar, que assim como todo o corpo docente nos contará sobre suas experiências, o que será muito importante para o nosso dia a dia nas ruas. Estou muito feliz com a posse, quero que a população saiba que estaremos nas ruas a serviço dela. O curso sem dúvidas irá agregar aos nossos conhecimentos”, explicou.

O curso segue a Matriz Curricular Nacional para Formação dos guardas municipais, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e contará com instrutores da própria instituição, bem como membros de outras instituições policiais, membros do judiciário, entre outros.

“Realizamos um trabalho de reestruturação da Guarda Municipal. Hoje temos uma GCM armada, preparada e consciente da sua importância na sociedade. Durante o curso preparatório, os novos integrantes terão a oportunidade de aprender com experientes profissionais da área de segurança, da região. Desejo que todos aproveitem essa oportunidade, e que após esses três meses e meio de preparo, estejam nas ruas capacitados, bem treinados, para que proporcionem ainda mais segurança para a população”, enfatizou o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Gordo.