Publicado em: 20/07/2021 - Última modificação: 28/07/2021 - 15:51

Ouvidoria de Itanhaém realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante primeiro semestre

TRANSPARÊNCIA - O Relatório de Atividades é uma importante ferramenta de gestão, com estatísticas, setores com mais demandas, bairros, regiões, providências e sugestões de melhorias

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém recebeu 1.380 demandas durante todo o primeiro semestre de 2021, de acordo com levantamento publicado no Relatório de Atividades. O documento é uma importante ferramenta de gestão, com as estatísticas dos atendimentos, setores com mais demandas, bairros e regiões com maior número de reclamações, as providências adotadas pela Administração Municipal e sugestões de melhorias.

Confira o relatório estatístico completo

Nos seis primeiros meses de 2021, a Ouvidoria-Geral recebeu 1.380 demandas, sendo que 72 delas seguiam em aberto até o dia 30 de junho de 2021 e 1.308 obtiveram resposta conclusiva. As plataformas mais utilizadas foram: Fala.BR (18%), e-mail (46%), Presencial e Telefônico (29%) e e-Sic (7%).

Deste total de atendimentos, 57% foram reclamações de serviços públicos, 29% de solicitações, 6% denúncias e 7% pedido de acesso à informação. Seguindo a tendência verificada em outros órgãos públicos no Brasil, apenas 1% de todas as demandas foram Sugestões e Elogios.

Durante o primeiro semestre deste ano, a solicitação mais frequente foi sobre a iluminação pública, sendo responsável por 21% de todas as demandas recebidas. Também houve um grande número de pedidos relativos ao transporte coletivo, saúde, comércio, emprego, IPTU, Dívida Ativa, manutenção de ruas e terreno baldio.

Dois assuntos bastante solicitados tiveram grande queda no número nas reclamações: manutenção de ruas e Dívida Ativa. Em relação ao primeiro semestre de 2020, solicitações de zeladoria caíram 49% em 2021. Já sobre Dívida Ativa, também houve uma grande queda no número de reclamações (49,33%).

Parte das demandas (472 dos 1.380 atendimentos recebidos) foi possível identificar o bairro onde foi solicitado um serviço ou partiu a reclamação do munícipe. Novamente, o maior número de pedidos foi para a Região do Gaivota, com cerca de 40% de todas as demandas. Duas regiões com grande população também concentraram um número grande de pedidos: Suarão (25%) e Belas Artes (16%). América e Centro tiveram, respectivamente, 12% e 7% dos pedidos.

A Ouvidoria-Geral do Município faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

PROVIDÊNCIAS ADOTADAS – O relatório também publicou os principais problemas identificados pela Ouvidoria-Geral e as providências adotadas. O setor separou as demandas em “complexas”, no qual exigem ações de longo prazo, e “corriqueiras”, com pedidos de informações e solicitações de serviços rotineiros da Prefeitura de Itanhaém.

Confira como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município:

Presencial: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Telefônico: (13) 3421 1600 – ramal 1274, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Ouvidoria on-line: www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria.

Correspondência: Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Itanhaém/SP – CEP: 11740-000 (aos Cuidados da Ouvidoria-Geral do Município). E-mail: [email protected].

E-Sic: https://www2.itanhaem.sp.gov.br/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic/

Sic: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Palavras-chave: ,