Publicado em: 27/07/2021 - Última modificação: 03/08/2021 - 16:57

Prefeitura intensifica ações para acolher pessoas em situação de rua

FRIO INTENSO - Equipe técnica abordará os moradores em situação de rua, convidando-os para ficar no abrigo durante a onda de frio. No local, além de colchões e cobertores, todos receberão alimentação. Vale lembrar que a ação é voluntária e não compulsória

Com o anúncio de que nos próximos dias uma intensa massa de ar frio de origem polar chegará ao país, a Prefeitura Municipal de Itanhaém, por determinação do prefeito Tiago Cervantes, intensificará as ações realizadas no Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop).

A equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social percorrerá a cidade na quarta (27), quinta (28) e sexta (29) à noite, abordando os moradores em situação de rua, convidando-os para ficar no abrigo durante a onda de frio. No local, além de colchões e cobertores, todos receberão alimentação. Vale lembrar que a ação é voluntária e não compulsória.

O site do Climatempo estima que a temperatura na cidade possa chegar a 4º graus Celsius. “É o mínimo que podemos fazer para proteger essas pessoas com maior vulnerabilidade. O Centro Pop tem as equipes de abordagem durante o dia, mas com essa situação também estaremos atuando no período noturno”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo.

Ainda segundo o Climatempo, site especializado em meteorologia, há possibilidade de chuva. “Com a chuva, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa, estamos preparados para dar todo o suporte necessário”, afirmou Di Lallo.

“As abordagens buscam o diálogo entre as assistentes sociais e os cidadãos em vulnerabilidade, buscando entender o contexto de cada um, e oferecendo melhores condições para enfrentar os dias de intenso frio. Estamos preparados para oferecer abrigo, alimentação, apoio e proteção a quem mais precisa”, afirmou o prefeito, Tiago Cervantes.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Faria, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já alertou sobre a chegada da massa de ar polar e também da possibilidade de temporal. “Recebemos o alerta, de que na quarta-feira poderemos ter até 104 mm de chuva, além do frio intenso. Desde já, nos colocamos à disposição da população”, disse.

Em prontidão 24 horas por dia, os munícipes podem contatar os profissionais da Defesa Civil, pelo telefone (13) 3427 8352.

Doações Quem puder ajudar, e doar cobertores ou roupas de frio, basta comparecer ao Fundo Social de Solidariedade, das 9 às 12, e das 13 às 16 horas, na Rua Cunha Moreira, 61, no Centro, ou no Centro Pop localizado na Rua Vitor Meireles, 51, no Belas Artes. As doações também podem ser realizadas por meio do telefone (13) 3427 5390, aonde equipes irão até o local para fazer a retirada.