[email protected]
Prática educacional de Itanhaém está entre as três melhores do Estado
EDUCAÇÃO - Na premiação “Cases Inovadoras 2021” no desafio de universalizar o acesso à pré-escola, do programa Parcerias Municipais, a prática educacional foi considerada inovadora, com potencial de inspirar outros municípios a reproduzi-la, além de mostrar comprometimento em oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Itanhaém foi selecionada como uma das três cidades do Estado de São Paulo na premiação “Cases Inovadoras 2021” no desafio de universalizar o acesso à pré-escola, do programa Parcerias Municipais. A prática educacional foi considerada inovadora, com potencial de inspirar outros municípios a reproduzi-la, além de mostrar comprometimento em oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
O “Projeto de Leitura Interdisciplinar e Institucional Território da Leitura Infantil” concorreu com 723 práticas e 641 municípios. A premiação aconteceu na última sexta-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes. Na oportunidade, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino, recebeu o certificado das mãos do Governador João Dória e do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.
“Parabéns aos profissionais da Educação de Itanhaém por todo o esforço em garantir um aprendizado de qualidade aos nossos estudantes. Com muita criatividade e dedicação conseguiram enfrentar tempos difíceis e ainda serem exemplos para outras cidades. Essas práticas inovadoras vieram para ficar, e a Administração Municipal está empenhada em oferecer condições para que novas práticas educacionais sejam desenvolvidas”, afirmou o prefeito, Tiago Cervantes.
A ação implantada na cidade ganhou destaque no Estado buscando garantir que o hábito da leitura não seja interrompido durante a pandemia. Sabendo que a leitura desperta nas crianças diferentes habilidades como a linguagem, ampliação do vocabulário, criatividade e descoberta do mundo imaginário, foi necessário que nesse momento atípico as crianças continuassem a ter o acesso aos livros.
Para isso, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes criou por meio do Google Classroom um território virtual de consulta aos professores, denominado Sala de Literatura Infantil. Nela, os professores podem trocar livros digitalizados para aperfeiçoar a prática da leitura e sua oferta às crianças.
“Foi preciso repensar na prática de leitura com relação ao manuseio de livros, para seguir os protocolos sanitários, mas era importante que eles continuassem a ter esse acesso. Com o espaço virtual garantimos a leitura nas rotinas domiciliares, incentivada pelos professores”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.
Segundo a secretária, a premiação de Itanhaém comprova a qualidade da educação infantil no município. “A seleção da cidade entre as três primeiras do programa é muito importante para a educação de Itanhaém. Ela vem comprovar a qualidade da Educação Infantil no município e a excelência do trabalho dos nossos profissionais. Estamos muito felizes, faço questão de agradecer a todos os educadores que trabalham diariamente com muito empenho, dedicação e profissionalismo, o que gera ótimos frutos”.
O programa Parcerias Municipais é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), voltado para a melhoria do desempenho em indicadores chaves, com a orientação das ações para resultados efetivos, de forma que as ações possam ter reflexos na qualidade de vida da população e na redução de desigualdades regionais.
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
27/03/2025
Festival Celebra Ita terá Pixote, Mc Ryan SP, Menos é Mais e outros artistas de sucesso -
27/03/2025
Casa da Música e Banda Marcial abrem novas inscrições para cursos do 1º semestre de 2025 -
27/03/2025
Cartório eleitoral de Itanhaém passa a funcionar em nova sede -
27/03/2025
Canil da GCM leva projeto de Cinoterapia às crianças da APAE -
26/03/2025
Ação Praia Limpa, Oceano Protegido promove conscientização ambiental