Publicado em: 16/08/2021 - Última modificação: 20/08/2021 - 17:06

Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém inicia nesta terça-feira (17)

CULTURA - A ação contará com uma programação híbrida, com atividades online e presenciais, que trazem nomes de referência para abordar o assunto, conforme programação abaixo.

Com o objetivo de evidenciar a preservação do Patrimônio Cultural na cidade e envolver a sociedade, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, promoverá a partir desta terça-feira (17), até domingo (22), a Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém. A ação contará com uma programação híbrida, com atividades online e presenciais, que trazem nomes de referência para abordar o assunto, conforme programação abaixo.

O dia 17 de agosto é marcado como o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, conforme foi definido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão responsável pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O evento conta com o fomento da Lei emergencial Cultura Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. As exibições remotas serão realizadas pelo Youtube da Prefeitura de Itanhaém. Confira a programação:

Terça-feira (17/8) – online

19 horas – Sessão Solene de Abertura

20 horas – Webinar: A Arte Sacra como Patrimônio Cultural

Participação: Arquiteto Fernando Gregório

Quarta-feira (18/8) – online

20 horas – Webinar: A Influência de Anchieta na Cultura Litorânea (online)

Participação: César Augusto dos Santos e Maria Thereza Ortale

Quinta-feira (19/8) – online

19 horas – Abertura Virtual da Exposição “Patrimônio em Foto e Verso”

Também ficará presencialmente exposta em cartaz no Gabinete de Leitura para visitação.

Participação: COFIT – Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém e Academia Itanhaense de Letras (AIL).

20h30 – Webinar: O Patrimônio do Litoral Paulista: Arqueologia, Preservação e Cultura Caiçara.
Participação: Historiadora Fátima C. Pires; Arqueólogo Dr. Plácido Cali e Violeiro Ciro Xavier Martin

Sexta-feira (20/8) – online

20 horas – Webinar: Preservação do Patrimônio Cultural Têxtil: Contextualização e Práticas

Participação: Professora Rosângela Aparecida da Conceição

Sábado (21/8) – online

14h30 – Webinar: Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano: Desafios e Possibilidades

Participação: Arquiteto Diogo Cavallari e Arquiteta Cristiana Sales

20 horas – Webinar: Patrimônio Imaterial: Festas Tradicionais

Participação: Diogo Dionísio; Ernesto Bechelli e Helenice Camargo

Domingo (22/8) – presencial

9 horas – Imersão: Saída Fotográfica pelo Centro Histórico com dicas de fotografia MOB. Para participar da caminhada é necessária inscrição prévia através deste link.