Publicado em: 20/08/2021 - Última modificação: 20/08/2021 - 18:05

Roteiro turístico integrado é recebido pela Secretaria de Turismo do Estado

TURISMO REGIONAL - A proposta é promover os principais atrativos de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo com a implantação de um roteiro turístico integrado.

Um importante passo para o desenvolvimento do Turismo no Litoral Sul e Vale do Ribeira foi dado nesta semana, quando representantes municipais entregaram na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, um protocolo de intenções solicitando o apoio técnico e estrutural para o desenvolvimento do projeto, além da inserção do Roteiro Turístico intitulado “Berço da Mata Atlântica”, no rol de propostas a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado. O projeto objetiva integrar as duas regiões.

Idealizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), as tratativas do projeto foram iniciadas em 2018/2019, com o intuito de desenvolver um roteiro turístico integrado, envolvendo os municípios de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. A proposta é promover os principais atrativos turísticos com a implantação dos roteiros.

Devido à pandemia o projeto foi interrompido, mas com o início da retomada econômica, os municípios envolvidos retornaram com a ideia, como sendo uma excelente oportunidade para atrair visitantes e incentivar o setor. “Acreditamos que trabalhando de forma conjunta, iremos atrair ainda mais visitantes e investimentos para as cidades envolvidas, impulsionando o desenvolvimento regional”, afirmou o secretário de Turismo de Itanhaém, Rodrigo Zanella.

A reunião contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz; Secretário Executivo, Guilherme Miranda; ex – prefeito de Itanhaém e coordenador do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes dos Santos, e ainda gestores de turismo das cidades envolvidas.

Ainda na oportunidade do encontro, a Secretaria Estadual aproveitou para mostrar as ferramentas que o Estado já disponibiliza e outras que estão em construção, no sentido de orientar caminhos e alimentar saberes objetivando nortear os municípios a construírem parcerias com o Governo.