Publicado em: 05/10/2021 - Última modificação: 08/10/2021 - 17:51

Itanhaém investe em melhorias na segurança pública

SEGURANÇA - Dentre as metas da Administração Municipal, estão a ampliação da presença da corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas e o fortalecimento de sua atuação, seja na proteção dos próprios públicos, como no apoio às forças policiais

Em mais um ano cheio de desafios com a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Itanhaém não mede esforços para avançar no atendimento das demandas mais emergenciais da população, a exemplo da segurança pública. Dentre as metas da Administração Municipal, estão a ampliação da presença da corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas e o fortalecimento de sua atuação, seja na proteção dos próprios públicos, como no apoio às forças policiais.

Um dos avanços mais significativos é o chamamento de 30 novos guardas civis municipais, em julho. Os novos profissionais recebem cursos de capacitação e deverão estar aptos para irem às ruas no mês de dezembro, reforçando o efetivo atual que é de 58 guardas. No próximo ano, a Prefeitura convocará mais 20 GCMs, preenchendo as 50 vagas disponibilizadas por meio de concurso público. Além disso, nos próximos dias, a Secretaria de Trânsito e Segurança deverá publicar as instruções para o concurso interno da GCM.

De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança recebeu seis novos veículos. Uma nova viatura deverá ser entregue até dezembro. Este é o maior investimento na aquisição de veículos para atendimento da secretaria.

Todas as viaturas que atendem a GCM são equipadas com giroflex, rádio comunicador, compartimento guarda preso e caracterização institucional, tornando as viaturas padronizadas.

Um drone foi adquirido para reforçar as operações dos profissionais em situação de risco, ações de combate às invasões, e o monitoramento de segurança.

OPERAÇÕES – A corporação da GCM tem contribuído para atendimento de operações intersetoriais da Prefeitura, a exemplo das ações de combate às invasões de áreas públicas e de proteção ambiental. Outra iniciativa que recebe apoio da Guarda Civil é o combate aos pancadões, a exemplo da Operação Cavalo de Aço que aconteceu no último dia 25 nos bairros Guapurá, Oásis, região Central e no Gaivota.

ILUMINAÇÃO – Os investimentos da Prefeitura em iluminação pública refletem em mais segurança para a população. Recentemente, a Secretaria de Serviços e Urbanização realizou a substituição de luminárias na passagem inferior dos viadutos nos bairros do Gaivota, Satélite, Centro e Ivoty. A secretaria trabalha na elaboração de um grande projeto para substituição de lâmpadas convencionais de mercúrio pelo sistema de LED. Um projeto piloto foi realizado nos 800 metros de extensão da Avenida Vicente de Carvalho, na Praia dos Sonhos. O plano da Secretaria é estender gradualmente a nova iluminação para outros pontos turísticos e bairros da cidade.

APOIO ÀS POLÍCIAS – O Centro de Operações e Inteligência (COI) dá suporte às forças policiais com a captura de imagens por meio das câmeras de monitoramento da Prefeitura. No último sábado (2), as imagens do COI ajudaram a Polícia Civil na investigação do crime de latrocínio ocorrido na Praça Bendito Calixto.

Outro apoio dado pela Prefeitura às forças de segurança é o custeio de aluguéis de prédios da delegacia e distritos policiais, entre outros subsídios. A Administração Municipal anunciou neste ano o início da segunda fase das obras de reforma da Base Comunitária da PM no Gaivota, e a cessão de espaço para que seja ampliada as instalações da sede do 29º Batalhão, na região da CESP.

GGIM – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal é um importante instrumento de integração entre a Administração Municipal, forças de segurança e sociedade civil organizada na busca de soluções que irão aperfeiçoar a segurança pública de Itanhaém. O próximo encontro do GGIM acontecerá na sexta-feira (8), e discutirá a implantação de mais câmeras inteligentes; reforço no patrulhamento ostensivo nos bairros da cidade pela GCM; implantação de novos pontos de iluminação; manutenção das câmeras de monitoramento e uma maior integração das polícias civil e militar com a Guarda Civil Municipal.

OPERAÇÃO VERÃO – A Prefeitura deu início ao planejamento da Operação Verão 21/22. O comando da Polícia Militar anunciou um efetivo temporário de 170 policiais que atuarão em jornada 12h x 36. A operação recebe investimentos da Prefeitura na hospedagem e alimentação dos policiais militares.