Publicado em: 05/10/2021 - Última modificação: 25/10/2021 - 18:31

Itanhaém realiza Campanha Nacional de Multivacinação até o próximo dia 30

SAÚDE - A iniciativa visa o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da secretaria de Saúde, abriu oficialmente nesta segunda-feira (04), nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a Campanha Nacional de Multivacinação 2021. A ação que acontece até o próximo dia 30, das 8 às 16 horas, objetiva promover a atualização vacinal, com as doses de rotina, das crianças recém-nascidas até os adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. A iniciativa visa o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis.

Para receber a imunização, basta comparecer ao local, acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação, e a caderneta de vacinação.

A secretária de Saúde, Guacira Nóbrega Barbi, ressalta que essa atualização acontece todos os anos como reforço para redução dos casos de doenças que podem ser prevenidas com a imunização. “Muitas doenças podem ser evitadas com as vacinas, razão pela qual são nossos recursos mais eficazes para diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis. Orientamos os pais e responsáveis que levem as crianças aos nossos locais, juntamente com o cartão de vacinação. Eles serão analisados pelos nossos profissionais e, se for necessário, será atualizado na hora. Precisamos melhorar a cobertura das vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação”, afirmou Guacira.

Na ocasião, não está inclusa a imunização da Covid-19. A meta é chegar ao mais próximo de 90% da cobertura vacinal de todas as doses ofertadas, conforme determina o Ministério da Saúde para este público. É válido lembrar, que para esta campanha foi adotado o esquema de imunização acelerado e não haverá necessidade de jovens de 12 a 14 anos aguardarem o intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e demais doses do calendário anual.

Vacinas disponíveis

A campanha de multivacinação vai oferecer, para crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias, as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VOP e VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A, DTP, Varicela e Influenza.

Para as crianças de 7 anos a 14 anos, estarão disponíveis as vacinas Hepatite B, DT, Febre Amarela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY (11 e 12 anos), HPV Quadrivalente (para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, dTpa (para gestantes) e Influenza.

Confira os endereços e telefones das Unidades de Saúde da Família (USF):

– Loty – Al. Guaraçai s/n – Campos Elísios – 3424-3279

– Suarão – Avenida Pe. Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão – 3426-1577