[email protected]
Prefeitura realiza ação “Dignidade para todos” voltada à população em situação de rua
ACOLHIMENTO - A iniciativa busca a identificação e origem da pessoa em situação de rua, com possibilidade de retorno ao município de origem, atendimento pelo Centro Pop, e encaminhamento para tratamento de dependentes químicos

Através de uma iniciativa intersetorial, a Prefeitura de Itanhaém iniciou nesta segunda-feira (08), a ação “Dignidade para todos”, destinada às pessoas em situação de rua na cidade. Coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a iniciativa contará com a participação das Secretarias de Saúde, Trânsito e Segurança e Serviços e Urbanização.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A ação seguirá sendo realizada diariamente, contemplando três frentes de abordagem: identificação e origem da pessoa em situação de rua e a possibilidade de retorná-la ao município de origem, atendimento pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e encaminhamento para tratamento de dependentes químicos.
As abordagens sociais percorrem os bairros do Centro, Belas Artes, Suarão e Gaivota, onde possuem maior incidência e concentração deste público. Os primeiros atendimentos são realizados ainda na rua, por meio de uma equipe multidisciplinar, formado por enfermeiro, psicólogo e assistente social.
“O início desta ação nos trouxe perspectivas promissoras, as abordagens tem realizado a identificação dessa população em situação de rua, bem como, ofertado a elas opções para resgate de vínculos e mudança de vida. Já no início da ação, tivemos pessoas que voluntariamente aceitaram a busca de tratamento contra o uso de álcool e drogas”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo.
Segundo levantamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, atualmente em Itanhaém, existem aproximadamente 220 moradores de rua, sendo cerca de 70 do município e 150 migratórios de outras cidades.
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
14/03/2025
Itanhaém define calendário de Futebol Municipal para 2025 -
14/03/2025
Biblioteca recebe lançamento do livro “Vítimas do Tempo” nesta quinta (20) -
14/03/2025
Itanhaém recebe 1ª Copa Litoral de Morganti Ju-Jitsu no dia 30 -
14/03/2025
Mutirão contra a dengue em Nova Itanhaém é adiado para o próximo dia 29 -
13/03/2025
Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deixa município em risco de surto para infestação do Aedes Aegypti