Publicado em: 08/11/2021 - Última modificação: 19/11/2021 - 18:23

Prefeitura realiza ação “Dignidade para todos” voltada à população em situação de rua

ACOLHIMENTO - A iniciativa busca a identificação e origem da pessoa em situação de rua, com possibilidade de retorno ao município de origem, atendimento pelo Centro Pop, e encaminhamento para tratamento de dependentes químicos

Através de uma iniciativa intersetorial, a Prefeitura de Itanhaém iniciou nesta segunda-feira (08), a ação “Dignidade para todos”, destinada às pessoas em situação de rua na cidade.  Coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a iniciativa contará com a participação das Secretarias de Saúde, Trânsito e Segurança e Serviços e Urbanização.

A ação seguirá sendo realizada diariamente, contemplando três frentes de abordagem: identificação e origem da pessoa em situação de rua e a possibilidade de retorná-la ao município de origem, atendimento pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e encaminhamento para tratamento de dependentes químicos.

As abordagens sociais percorrem os bairros do Centro, Belas Artes, Suarão e Gaivota, onde possuem maior incidência e concentração deste público. Os primeiros atendimentos são realizados ainda na rua, por meio de uma equipe multidisciplinar, formado por enfermeiro, psicólogo e assistente social.

“O início desta ação nos trouxe perspectivas promissoras, as abordagens tem realizado a identificação dessa população em situação de rua, bem como, ofertado a elas opções para resgate de vínculos e mudança de vida. Já no início da ação, tivemos pessoas que voluntariamente aceitaram a busca de tratamento contra o uso de álcool e drogas”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo.

Segundo levantamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, atualmente em Itanhaém, existem aproximadamente 220 moradores de rua, sendo cerca de 70 do município e 150 migratórios de outras cidades.