Publicado em: 11/11/2021 - Última modificação: 17/11/2021 - 17:43

Conferência Municipal do Idoso é realizada em Itanhaém

3ª idade - Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Itanhaém possui atualmente, cerca de 20 mil pessoas com idade acima de 60 anos

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Itanhaém possui atualmente, cerca de 20 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, realizou nesta quinta-feira (11), no Centro de Convenções Miguel Reale, mais uma Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Neste ano, o evento teve como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, com base na 5° Conferência Nacional. Participaram do encontro, o secretário de Assistência Social, Hugo Di Lallo; o vereador José Roberto Pereira do Nascimento, representando a Câmara Municipal; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Allan Kardec Pitta Veloso; além de representantes das terceiras idades de Itanhaém, e das secretarias de Trânsito e Segurança, Desenvolvimento Econômico e Saúde.

Na oportunidade, o encontro discutiu sobre os direitos do idoso em relação à saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura e lazer. Para a realização da Conferência, anteriormente foram realizadas quatro pré-conferências, em datas e bairros diferentes, onde foram realizados os levantamentos dos problemas, reivindicações e propostas.

“Este é o momento do diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil para o desenvolvimento de projetos efetivos e ativos, que busquem melhorar a qualidade de vida da nossa terceira idade” afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo de Lallo.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Allan Kardec, o interesse e participação dos idosos, surpreenderam positivamente, pela qualidade dos debates e das proposições apresentadas. “A Conferência nos permite captar as necessidades dos idosos, e repassá-las aos gestores públicos na busca de soluções para melhor atender nossas demandas”, afirmou.