Publicado em: 12/11/2021 - Última modificação: 22/11/2021 - 10:17

Mês da Consciência Negra tem programação especial

CULTURA - Uma programação especial irá ressaltar a história, cultura e luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em alusão ao Mês da Consciência Negra, está realizando, uma programação cultural especial para ressaltar a história, cultura e luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social.

O Mês da Consciência Negra é marcado pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída oficialmente, no dia 10 de novembro de 2011, e escolhida por marcar a morte de Zumbi, o maior líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Os eventos incluem exposições culturais, filmes e congadas, uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, constituída em um baile com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.

Confira a programação:

Oficina Terra Viva com Caio Felipe Ferreira Lobo

Estamparia em tecidos com referências afro-brasileiras. O evento acontece no sábado (13), a partir das 13 horas, no Museu Conceição de Itanhaém, localizado na Praça Narciso de Andrade, s/nº, Centro Histórico.

Congada de São Benedito

O evento acontece no domingo (14), a partir das 20 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro.

Sessão Cineclube I

Quarta-feira (17), a partir das 18 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, Centro Histórico.

A sessão apresenta um episódio de “Vigilante Rodoviário”, um seriado brasileiro exibido na década de 1960 pela TV Tupi. A primeira série feita para a televisão na América Latina foi protagonizada pelo ator Carlos Miranda, morador e grande admirador de Itanhaém.

Às 18h30 será exibido o filme “Adivinhe Quem vem para o Jantar”

Sinopse: Em São Francisco, Matt (Spencer Tracy) e Christina (Katharine Hepburn), um conceituado casal branco, se choca ao saber que Joey (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início a uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente.

Sessão Cineclube II

Quarta-feira (24), a partir das 18 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo

Às 18 horas a sessão apresenta um episódio de “Vigilante Rodoviário”, um seriado brasileiro exibido na década de 1960 pela TV Tupi. A primeira série feita para a televisão na América Latina foi protagonizada pelo ator Carlos Miranda, morador e grande admirador de Itanhaém.

Às 18h30 será exibido o filme “Corra”.

Sinopse: Chris é um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada, a caucasiana Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz de sua etnia, mas, com o tempo, ele percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Exposição Religiosidade Afro: Santos, Negros e Orixás de Léa Camargo e Elisabete Ferreira

A exposição irá até dia 09 de janeiro de 2022, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, no Museu Conceição de Itanhaém, localizado na Praça Narciso de Andrade, s/nº, Centro Histórico.

Exposição bibliográfica “Dia da Consciência Negra”

O evento acontece também até o dia 30, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na rua Cunha Moreira, nº 71, Centro.