Serviços
acessibilidade



Publicado em: 16/11/2021 - Última modificação: 17/11/2021 - 18:17
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Educação de Itanhaém realiza evento Africanidades e Consciência nesta quinta (18)

DIVERSIDADE – - Em alusão a semana da Consciência Negra, o evento traz atividades e reflexões sobre a Cultura Africana e História da África para os alunos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino



Compartilhar:

Em alusão a semana da Consciência Negra, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realiza nesta quinta-feira (18), o evento Africanidades e Consciência, que traz atividades e reflexões sobre a Cultura Africana e História da África para os alunos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. As ações acontecem no Centro de Capacitação do Professor e Teatro Eva Wilma, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O evento que será transmitido ao vivo, pelo Youtube oficial da Prefeitura de Itanhaém, tem como objetivo valorizar o mês da Consciência Negra, marcado pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída oficialmente, no dia 10 de novembro de 2011, e escolhida por marcar a morte de Zumbi, o maior líder do Quilombo dos Palmares, em 1965.

As atividades iniciam às 8 horas, com uma Roda de Capoeira promovida pela  Associação Capoeira Unidos da Regional, aberta à participação dos alunos. Após a abertura oficial, o evento conta com diversas atrações, como o número de dança “Mãe África” e a apresentação do cantor e ativista Da Ghama, ex-integrante e um dos fundadores do grupo musical Cidade Negra. Da Ghama apresentará o projeto   ‘MPP – Música, Poesia e Palestra’, abrindo espaço para a participação dos estudantes com perguntas, apresentações de poemas, e outras intervenções artísticas.

Na ocasião, também será realizada a atividade  “Lugar de Fala”, com depoimentos e reflexões de Caio Felipe Ferreira Lobo (formando em Pedagogia pela FAITA), que falará sobre a sua pesquisa “O antirracismo no material didático”; do Mestre Fernando, que falará sobre o projeto social relacionado à capoeira da Associação Capoeira Unidos da Regional; e demais convidados.

Ainda durante o evento, haverá a exibição do curta metragem “Gritaram-me Negro”, que ganhou o primeiro lugar no Curta Diversidade de 2016, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém.