Publicado em: 24/11/2021 - Última modificação: 24/11/2021 - 17:16

Drone é utilizado em Itanhaém para intensificar a fiscalização das construções irregulares

TECNOLOGIA - A ferramenta mapeia áreas com possíveis ocorrências de ocupações e auxilia o trabalho dos fiscais

Com a tecnologia aliada ao Poder Público, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano está utilizando imagens de drone para intensificar a fiscalização das construções irregulares na cidade. A ferramenta mapeia áreas com possíveis ocorrências de ocupações e auxilia o trabalho dos fiscais.

Quando é verificada irregularidade por meio de fiscalização ou por denuncias, o proprietário fica sujeito às seguintes penalidades: multa, embargo, interdição e até demolição.

“A nova ferramenta possibilita maior agilidade ao trabalho dos nossos fiscais, que agora podem identificar mais cedo uma obra irregular, e assim, realizar o procedimento necessário. Estamos satisfeitos com o uso dessa nova tecnologia, mas ainda temos muito a evoluir”, afirmou o Diretor de Fiscalização de Obras, Danilo Queiroz.

“O uso do drone nos possibilita intensificar os trabalhos das Equipes de Fiscalização, de forma a ampliar a identificação de construções ou de obras irregulares; utilizamos o equipamento para acessar com segurança os pontos mais críticos em que não há acesso por terra, ou em que a passagem é obstruída ou dificultada por quem está construindo”, afirmou o Secretário Adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano, o arquiteto Marcelo Gomes.

Quem opera o drone, com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é um servidor municipal, que fez curso para manusear o equipamento.