Publicado em: 09/12/2021 - Última modificação: 13/12/2021 - 18:13

Itanhaém recebe prêmio por engajamento para ampliar o acesso à creche

EDUCAÇÃO - O município sagrou-se campeão na categoria das cidades entre 50 e 100 mil habitantes, com a ação de busca ativa realizada pelas equipes da Educação Social, visando à matrícula de crianças de 0 a 3 anos residentes no Guapurá

Na última terça-feira (7), Itanhaém conquistou a 1ª colocação no Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo, como o melhor Planejamento Estratégico na execução dos planos de Ação e Engajamento na Ampliação do acesso à creche. O município sagrou-se campeão na categoria das cidades entre 50 e 100 mil habitantes, com a ação de busca ativa realizada pelas equipes da Educação Social, visando à matrícula de crianças de 0 a 3 anos residentes no Guapurá.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com a premiação, o município será contemplado com um convênio de R$ 400 mil que serão investidos em ações voltadas para a educação municipal. A cerimônia de premiação do 2º ciclo do Programa de Parcerias Municipais aconteceu na Sala São Paulo, na Capital, e contou com a presença do governador João Dória, do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e da secretária de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, Márcia Galdino e sua equipe educacional.

Para o prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes, o reconhecimento das ações realizadas na educação é motivo de orgulho. “Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho da nossa equipe de profissionais da Educação, que diariamente se empenha com muita dedicação e carinho, garantindo em Itanhaém uma educação pública de qualidade, desde a primeira infância”, afirmou.

“O prêmio veio mostrar o novo municipalismo com a necessidade de fazer um trabalho técnico e compartilhado, adequando às novas demandas, planejamento estratégico, análise situacional para intervenção na realidade. Sendo que o conhecimento é o foco, devemos conhecer nossa realidade para atuar sobre ela. É a maneira mais adequada e ideal de propor políticas públicas eficientes e eficazes para a população e é assim que trabalha a Educação Social”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Prêmio Parcerias Municipais está em sintonia com ODS da Agenda 2030

O programa Parcerias Municipais foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR) em junho de 2019, com o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias – Educação, Saúde e Segurança. A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

O objetivo do programa Parcerias Municipais é apoiar e promover a cooperação entre municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para a mitigação dos principais problemas identificados.

Para isso, municípios e SDR disponibilizam uma equipe técnica para executar projetos e garantir que as ações estabelecidas sejam efetivadas, fazendo com que as políticas públicas e os recursos financeiros e não financeiros cheguem de acordo com a necessidade de cada município e não de maneira massificada e indiscriminada.