Publicado em: 16/12/2021 - Última modificação: 21/12/2021 - 18:19

Pinacoteca apresenta exposição fotográfica “Nós da Etiópia – Recortes de uma Viagem” nesta quarta (15)

CULTURA - A mostra estará em exposição de segunda à sexta, das 9 às 17 horas, até 06 de fevereiro

A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi, juntamente com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém apresenta, a partir desta quarta-feira (15), a exposição fotográfica “Nós da Etiópia – Recortes de uma Viagem” do fotógrafo Daniel Taveira.  O evento acontece, a partir das 9 horas, na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro.

A mostra estará em exposição de segunda à sexta, das 9 às 17 horas, até o dia 6 de fevereiro de 2022. As fotografias são compostas por registros de imagens de uma viagem do autor ao país, com representações fidedignas da diversidade humana, abundante em cores e formas da história da Etiópia.

Essa região é documentada como uma das mais antigas, sendo o lugar de origem da espécie Homo Sapiens à qual pertencemos. Os restos mortais mais antigos de um ancestral humano já encontrado, estimados em cerca de cinco milhões de anos, foram descobertos no vale de Awash, na Etiópia. O local também é lar do fóssil mais famoso do mundo, conhecido por Lucy, com 3,2 milhões de anos de idade.

A exposição fotográfica também apresenta registros do Omo Valley, região na Etiópia conhecida por sua cultura e diversidade, existem 46 grupos étnicos e tribos que incluem os Benna, Ari, Mursi, Bume, Kari, Tsemay, Konso, Hammer, Dassecnech e Borenna. Suas vidas são pouco afetadas pelo mundo exterior, e o que necessitam para subsistirem são extraídos da natureza.

“Enxergar no povo etíope a importante parte da criação que ele representa é um tributo superior a tudo o que a humanidade tem feito e construído nos últimos tempos. Sempre que fecho os olhos eles surgem, inusitadamente na minha mente, e inundam meu coração. E o que de fato desejo, é eternizar em “Nós, da Etiópia – Recortes de uma Viagem”, as histórias de cada um desses seres”, define Daniel Taveira.

DANIEL TAVEIRA – FOTÓGRAFO

Nascido em Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. Em 2010, depois de deixar de lado o Mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, Taveira mudou-se para o México, onde conheceu a renomada fotógrafa Nadine Markova e se tornou seu discípulo.

Estudando sob Markova, Taveira começou a praticar o ato de fotografar, onde suas lentes captaram a singularidade do cotidiano através das luzes, cores, formas, expressões e principalmente emoções. Os retratos são representações pródigas da diversidade humana, suas paisagens e fotografias urbanas são prístinas em técnicas, abundantes, cheias de cores e formas.

Daniel expõe seus trabalhos em grandes centros internacionais, públicos e privados. Possuindo vários prêmios internacionais e livros publicados, tais como: Anonymous, Arte e Fotografia, Daniel Taveira e Presença Africana, Fotografia e Poesia.