Publicado em: 21/12/2021 - Última modificação: 21/12/2021 - 18:25

2 ª etapa do Circuito Itanhaense de Surf agitou a Praia dos Pescadores no último final de semana

ESPORTE - Realizado pela Associação de Surf de Itanhaém (ASI) em parceria com a Prefeitura, o evento contou ainda com a supervisão da Federação de Surf do Estado de São Paulo

No último final de semana (18 e 19), a Praia dos Pescadores (Prainha) foi palco da 2º etapa do Circuito Itanhaense de Surf.  Realizado pela Associação de Surf de Itanhaém (ASI) em parceria com a Prefeitura, o evento contou ainda com a supervisão da Federação de Surf do Estado de São Paulo.

Na principal categoria (open), o grande destaque foi o surfista Tierres Alves, de Mongaguá, que venceu executando manobras com perfeição. O segundo lugar ficou com Isaac Pereira, de Itanhaém, rendendo o título de “Campeão Itanhaense de 2021“. O também atleta de Itanhaém Gustavo Ribeiro ficou com o terceiro lugar, e João Rodrigues, morando atualmente na Austrália, finalizou em quarto.

Fotos

Nas categorias sub 16 e sub 18 o campeão foi Kauã Campos, da cidade de São Sebastião. Outro destaque foi o Itanhaense Israel Braga, que foi o mais regular nas duas categorias. Na sub 14, Murilo Castelã, de Peruíbe, foi o campeão da etapa, seguido de Guilherme Noé, de Itanhaém, que também foi o grande campeão da categoria sub 12. Já no sub 10 o grande campeão foi Gael Della Bela, outro surfista itanhaense de evidência.

Na categoria Open Feminino, a cidade de Peruíbe garantiu a primeira colocação com a competidora Lívia Fugiwara que não deu chances para as demais finalistas. Com um estilo clássico, abusando de várias manobras, Luan Xavier de Itanhaém conquistou a primeira colocação no longboard, seguido do experiente e competitivo, Jonas Lima, que ficou em segundo lugar.

Uma das finais mais equilibradas e emocionantes do evento foi sem dúvidas a categoria Grand Master, onde o campeão foi o itanhaense Jayme Pereira que teve uma disputa acirrada com Akio Saito, também de Itanhaém, que ficou em segundo lugar.

Durante o evento, houve uma homenagem ao surfista local, Richard Petterson, que possui amelia bilateral congênita, que consiste na ausência dos membros superiores. Richard, mesmo com sua deficiência é um grande destaque na categoria surf adaptado, além de também praticar jiu-jitsu, judô e capoeira, um grande exemplo de superação e inspiração para muitos outros surfistas. Segundo o jovem, o esporte é seu combustível. “Me incentiva, faz eu continuar em pé e a buscar os meus objetivos”, explica.

Para o Presidente da Associação de Surf de Itanhaém, Alexandre Hadad Turquinho, o Circuito Itanhaense de Surf foi um sucesso. “Fizemos duas etapas excelentes, com o nível técnico altíssimo e ótima premiação. Além disso, tivemos competidores de várias cidades de São Paulo prestigiando nossos eventos, assim como atletas do Ceará, Bahia e Rio de Janeiro. O surf de Itanhaém tem história e merece um circuito assim todos os anos, prepare-se que no ano que vem tem mais”, disse o conhecido, Turquinho.

Confira os destaques de cada categoria:

Categoria Open

1º Tierres Alves – Mongaguá

2º Isaac Pereira – Itanhaém

3º Gustavo Ribeiro – Itanhaém

4º João Rodrigues – Itanhaém ( Austrália)

Campeão Itanhaense – Isaac Pereira

Sub 18