Publicado em: 21/12/2021 - Última modificação: 21/12/2021 - 16:38

Serviço especializado em abordagem social terá atuação ampliada na temporada de verão

SOCIAL - Os trabalhos que já iniciaram agora em dezembro, seguem até o final de fevereiro, em horários diferenciados nos períodos diurno e noturno

Neste período de temporada de férias escolares e feriados existe um aumento significativo de pessoas em situação de rua, em trânsito pelo município. Por esse motivo, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está intensificando os trabalhos de Abordagem Social nas ruas já neste mês de dezembro, até o final de fevereiro, em horários diferenciados nos períodos diurno e noturno.

A iniciativa busca identificar a origem da pessoa em situação de rua e a possibilidade de retorná-la ao município de procedência. Caso esteja de acordo poderá ser atendida pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), ou até mesmo encaminhada para tratamento de dependentes químicos.

“Essa ação propicia uma aproximação gradativa para a sensibilização, uma vez que as pessoas nessa situação não se julgam capazes de reverter à situação em que se encontram e iniciar novos projetos de vida. Percebemos que a maioria procura a cidade por receber muitos turistas, não com intenção de permanecer na cidade por longo período. Normalmente aceitam ajuda pontual e eventual, sem maiores comprometimentos”, explicou a assistente social do Centro Pop, Maria Janete Andrade.

Todas as ações serão monitoradas através de ferramentas de controle, indicadores de desempenho e resultados, a fim de identificar o número desta demanda no município. “O objetivo desta ação é oferecer maior amparo para a população em situação de rua”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Hugo Di Lalllo.