Publicado em: 23/12/2021 - Última modificação: 29/12/2021 - 16:36

Itanhaém ganha destaque no UNICEF como a cidade que mais oportuniza o trabalho aos jovens

RECONHECIMENTO - O guia para promoção de trabalho decente para adolescentes e jovens foi elaborado pela Iniciativa Crescer com Proteção promovida pelo UNICEF, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga, por meio de um diagnóstico baseado em pesquisa

Itanhaém alcançou destaque em ação da Iniciativa Crescer com Proteção, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tornando-se a única cidade da Baixada Santista participante do projeto a cumprir a cota mínima de vagas destinadas ao programa Jovem Aprendiz, conforme dados apurados em julho de 2021. Segundo o diagnóstico da promoção de trabalho, Itanhaém é a cidade da região que mais oportuniza o ingresso de jovens ao trabalho decente.

O guia para promoção de trabalho decente para adolescentes e jovens foi elaborado pela Iniciativa Crescer com Proteção promovida pelo UNICEF, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga, por meio de um diagnóstico baseado em pesquisa. O objetivo foi aproximar e informar gestores públicos sobre a importância da promoção do trabalho entre jovens e, principalmente, fomentar a implementação de programas de aprendizagem dentro dos marcos do trabalho decente e dos direitos humanos.

As Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes, Administração e Relações do Trabalho estão desenvolvendo um planejamento estratégico integrado através do departamento de Educação Social, onde houve um mapeamento da inclusão produtiva jovem no município. Na oportunidade estão sendo promovidas ações para garantir o acesso dos jovens ao trabalho, além de oferecer capacitação e oportunizar a permanência desses jovens nas vagas de aprendizagem tanto no âmbito municipal quanto com convênio com o CAMP (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro). O objetivo da gestão municipal é garantir e proteger os direitos dos jovens e adolescentes para que possam idealizar seus projetos de vida e futuro.

“Esse resultado é extremamente gratificante, pois mostra que ações integradas podem identificar caminhos para que nossos jovens consigam ter acesso à qualificação para o mercado de trabalho. A parceria com o UNICEF tem sido promissora e certamente nos trará cada vez mais embasamento para geração de melhores oportunidades”, explicou a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.