Publicado em: 06/01/2022 - Última modificação: 21/01/2022 - 18:59

Censo 2022 tem inscrições prorrogadas até o dia 21

OPORTUNIDADE - Em Itanhaém são 136 vagas disponíveis, destinadas para o trabalho da organização e coleta do Censo Demográfico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até o próximo dia 21, as inscrições para o processo seletivo destinado às vagas temporárias do Censo 2022. Em Itanhaém são 136 vagas disponíveis, destinadas para o trabalho da organização e coleta do Censo Demográfico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Para participar, os interessados devem se inscrever e consultar o edital acessando este link. São oferecidas 121 vagas para recenseador, 13 para agente censitário supervisor (ACS) e 2 para agente censitário municipal (ACM).

A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50 para recenseadores e R$ 60,50 para ACM e ACS, podendo ser paga até 25 de janeiro. A prova será aplicada no dia 27 de março.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela Lei nº 8.745/1993.

Para maiores informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o IBGE entre em contato pelo  telefone 0800 2834628 ou pelo e-mail [email protected].

RECENSEADOR

O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.  Para exercer sua função, é exigido ensino fundamental completo.

A remuneração do recenseador é variável e não há um piso nem teto de quanto ele poderá receber. Quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas ele faz, mais ele recebe.

AGENTE CENSITÁRIO (ACM e ACS)

O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico, exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas.  Para as funções de agente censitário, é exigido ensino médio completo.

Ao candidato que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de agente censitário supervisor, obedecida a ordem de classificação.

Além do salário de R$ 1.700 para ACS e de R$ 2.100 para ACM, os agentes censitários terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais