Publicado em: 12/01/2022 - Última modificação: 20/01/2022 - 18:26

Agilize o cadastro das crianças de 5 a 11 anos no site “Vacina Já”

IMUNIZAÇÃO - Mesmo não sendo obrigatório é de grande importância para que haja maior rapidez nos processos de distribuição de doses e uma rápida ação para imunizar o maior número de crianças, no menor prazo possível

Com a liberação da Anvisa para o início da vacinação contra a Covid-19 às crianças de 5 a 11 anos, o Governo do Estado liberou o pré-cadastro, no site www.vacinaja.sp.gov.br para que a logística de vacinação possa ser realizada com maior agilidade. A Prefeitura de Itanhaém também já está se preparando para esta importante ação e assim que receber as doses pediátricas para a imunização irá disponibilizar o link para agendamento.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A realização do pré-cadastro junto ao site “Vacina Já”, mesmo não sendo obrigatório, é de grande importância para que haja maior rapidez nos processos de distribuição de doses e uma rápida ação para imunizar o maior número de crianças, no menor prazo possível. Não é um agendamento, mas a participação de cada um vai ajudar as equipes de saúde a acelerar os registros das doses aplicadas no sistema VaciVida – plataforma do Governo do Estado de São Paulo, o que vai permitir agilizar ainda mais a vacinação no município.

Para isso, além do acesso ao site, é necessário que os pais tenham em mãos os documentos da criança, incluindo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso não possua CPF, o cadastro também poderá ser realizado com o número do cartão SUS.

No caso de não conseguir realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação. A prioridade da imunização será para crianças com comorbidades.

Confira abaixo como realizar a emissão do CPF, para aqueles que ainda não possuem:

Importância do CPF

Para receber o imunizante contra a Covid-19 é obrigatória a apresentação do CPF, pois o número é utilizado para registrar no sistema as doses recebidas. Além disso, o cadastro das doses recebidas só fica disponível no “Conecte SUS” (Certificado Internacional da Vacina), quando vinculado ao CPF.

Se a criança não possuir o documento, os pais precisam providenciar a inscrição o quanto antes, para não ficar de fora da campanha. Não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos) e é permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.

Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez, o que significa que o número do CPF é único e definitivo para cada um.

CPF para menores: emitir online

A solicitação do CPF para menores de idade pode ser feita online, desde que o responsável já possua título de eleitor.

O cadastro de menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras Pessoas Físicas sujeitas à guarda judicial deve ser feito pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial. Veja o passo-a-passo:

1º Entre no site da Receita Federal:

2º – Insira todos os dados solicitados na tela;

3º – Clique em “Enviar”;

4º – Depois, siga os passos informados na tela.

CPF para menores: emitir presencialmente

Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios

Se você preferir emitir o CPF do seu filho através das agências bancárias ou dos Correios, o serviço possui um custo de R$ 7.

Mais informações em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf