Publicado em: 25/01/2022 - Última modificação: 01/02/2022 - 19:14

De Itanhaém, Thiago Tambuque estreia filme em Hollywood

CARREIRA - Sua última aparição como ator na televisão brasileira foi na novela “TiTiTi”, que recentemente foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, na Rede Globo

De Itanhaém para Hollywood. Este foi o caminho trilhado pelo ator Thiago Tambuque, de 39 anos, que ganha destaque no filme “SkyFly”, com estreia prevista ainda neste primeiro semestre na Netflix. O ator que passou a infância e adolescência com sua família em Itanhaém é visitante assíduo da Cidade e sempre que tem um espaço na agenda está perto de seus pais, moradores e comerciantes da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com o desejo de ser artista desde criança, Thiago aproveitava o seu talento artístico e transformava todas as apresentações da escola em performance. Com 17 anos mudou-se para São Paulo para cursar Relações Internacionais, tornando-se logo integrante do grupo de teatro da faculdade. Aos 18 anos, já estava protagonizando uma novela infantojuvenil na então recém-criada Rede TV!

Com passagens por importantes emissoras, atuou em telenovelas e em programas de vendas. Sua última aparição como ator na televisão brasileira foi na novela “TiTiTi”, que recentemente foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, na Rede Globo. Após um breve período vivendo na Europa, o ator decidiu investir na carreira internacional e mudou-se para Atlanta, nos Estados Unidos, onde reside até hoje, e enfrentou as dificuldades de uma nova jornada.

“É claro que até Hollywood eu tive muitos percalços na minha carreira, passei por algumas dificuldades. É sabido por todos que as carreiras artísticas, de modo geral, são bem instáveis e comigo não foi diferente, mas logo conheci pessoas que foram e ainda são muito importantes para minha carreira. A partir daí, os trabalhos foram acontecendo. Porém, além de todo o apoio que tive, também foi preciso ousar. Sempre tive em mente aquela máxima “o não eu já tenho” e mandava meu material para todos os produtores que via pela frente. Não demorou muito, a estratégia surtiu efeito e
Hollywood surgiu para mim”, explicou o ator.

Segundo Thiago Tambuque, até hoje, Itanhaém serve de inspiração em alguns momentos do seu trabalho. “Dependendo do trabalho que estou fazendo, busco inspiração naquele ambiente bucólico no qual eu cresci: as ruas, as árvores do Centro, cheiro dos eucaliptos do Náutico, os casarios históricos, as preguiças do morro do Convento. Também gosto de lembrar dos personagens da cidade: as vizinhas, os mendigos, os figurões caricatos. Fico feliz de ter vivido tudo isso!”, relembrou.

Atualmente em Hollywood, o ator teve importante participação no longa-metragem “Picture Perfect”. Protagonizado por Danny Trejo (ator americano, que já participou de vários filmes e séries em Hollywood como “Breaking Bad”, “Abominável”, “Broklyn 99”, “The Muppets” e “Halloween”), essa será a primeira vez que o ator brasileiro estará no elenco do gênero terror.

“Apesar do que se possa pensar sobre o cinema norte-americano ou do gênero A ou B de filmes produzidos aqui, é inegável o peso da indústria cinematográfica dos Estados Unidos no mundo. Com o advento do streaming, produções de outros países acabaram tendo mais visibilidade, mas paralelamente a isso, as produções americanas também aumentaram sua presença no mercado mundial. Dentro deste contexto, trabalhar em um filme aqui é sempre uma grande oportunidade para qualquer profissional de qualquer país. E, para mim, como ator brasileiro, não poderia ser diferente”, finalizou.

Na trama escrita e dirigida por Gary Smith, Tambuque interpreta um personagem homônimo. O personagem é centrado, compenetrado, responsável e de humor bastante ácido, Thiago Braga é membro da equipe de paraquedismo de Danny, na qual exerce a importante função de dobrador de paraquedas reservas. Sem seu minucioso trabalho, as vidas de todos os saltadores estariam em risco. Técnico e extremamente profissional, Thiago tem a confiança de todos do grupo, especialmente de Danny, seu melhor amigo. A relação dos dois é quase fraternal: ao mesmo tempo em que se divertem à custa um do outro, também não medem esforços para se ajudar.

No enredo do filme, Thiago é o contraponto não só a Danny, mas também a todos os demais personagens que compõem o grupo de paraquedistas ao qual pertence. Por se tratar de um grupo “disfuncional”, no qual cada personagem mostra suas características “peculiares” e, por vezes, desastradas, Thiago se destaca por ser equilibrado e inteligente. Na sua tentativa de defender Danny de riscos que julga que ele não vê, cria objeções em sua relação com a recém-chegada Rafaela. Atuando como uma ilha de discernimento em meio ao caos, Thiago permeia a trama nos dando lições de afeto, respeito, humor e lealdade.