Publicado em: 26/01/2022 - Última modificação: 01/02/2022 - 18:56

Ouvidoria de Itanhaém realiza mais de 2,4 mil atendimentos em 2021

TRANSPARÊNCIA - O Relatório de Atividades é uma importante ferramenta de gestão, com estatísticas, setores com mais demandas, bairros, regiões, providências e sugestões de melhorias

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém recebeu 2.432 demandas durante todo o ano de 2021, de acordo com levantamento publicado no Relatório de Atividades. O documento é uma importante ferramenta de gestão, com as estatísticas dos atendimentos, setores com mais demandas, bairros e regiões com maior número de reclamações, as providências adotadas pela Administração Municipal e sugestões de melhorias.

Confira o relatório estatístico completo

Do total de 2021, 62 demandas seguiam em aberto até o dia 31 de dezembro e 2.370 obtiveram resposta conclusiva. As plataformas mais utilizadas foram: Fala.BR (18%), e-mail (46%), Presencial e Telefônico (29%) e-Sic (7%).

As reclamações recebidas representaram 55% do total de manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral, enquanto que 27% foram solicitações, 5% denúncias e 8% pedido de acesso à informação. Seguindo a tendência verificada em outros órgãos públicos no Brasil, apenas 1% de todas as demandas foram Sugestões e Elogios.

Em 2021, a solicitação mais frequente foi sobre a iluminação pública, sendo responsável por 15% de todas as demandas recebidas pela Ouvidoria-Geral. Ainda em consequência da pandemia do Covid-19, houve muitos pedidos relativos à Secretaria de Saúde (7%), comércio (4%) e solicitações de emprego (4%). Também foram frequentes os pedidos relativos à IPTU (10%), Dívida Ativa (9%), manutenção de ruas (8%), Recursos Humanos (4%), Fazenda (3%) e transporte coletivo (3%).

Com exceção dos pedidos relacionados à iluminação pública, os demais serviços da Secretaria de Serviços e Urbanização (coleta de resíduos, limpeza de galerias de águas pluviais, limpeza de valas, tapa-buraco, roçada, cascalhamento, varrição de ruas, limpeza de praias e etc) tiveram grande queda nos últimos dois anos. Em 2021 foram 311 reclamações, contra 494 em 2020 e 742 em 2019.

Parte das demandas (797 dos 2.432 atendimentos recebidos) foi possível identificar o bairro onde foi solicitado um serviço ou partiu a reclamação do munícipe. É o quarto ano seguido que a Região do Gaivota lidera as demandas, com cerca de 40%, seguido pela Região do Suarão (25%), Belas Artes (16%), América (12%) e Centro (7%).

A Ouvidoria-Geral do Município faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

PROVIDÊNCIAS ADOTADAS – O relatório também publicou os principais problemas identificados pela Ouvidoria-Geral e as providências adotadas. O setor separou as demandas em “complexas”, no qual exigem ações de longo prazo, e “corriqueiras”, com pedidos de informações e solicitações de serviços rotineiros da Prefeitura de Itanhaém.

PAINEL RESOLVEU? – O Painel Resolveu?,do Governo Federal, é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR.

O grau de satisfação do munícipe com a Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém foi de 45%, número próximo a média nacional (46,33%).  O índice de resolutividade está em 43% (Sim) – acima da média nacional (39%). Outro dado positivo é que 91% das demandas recebidas pela Prefeitura de Itanhaém foram respondidas dentro do prazo.

Confira como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município:

Presencial: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Telefônico: (13) 3421 1600 – ramal 1274, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Ouvidoria on-line: www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria.

Correspondência: Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Itanhaém/SP – CEP: 11740-000 (aos Cuidados da Ouvidoria-Geral do Município). E-mail: [email protected].

E-Sic: https://www2.itanhaem.sp.gov.br/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic/

Sic: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Palavras-chave: , ,