Publicado em: 27/01/2022 - Última modificação: 28/01/2022 - 10:34

Prefeitura publica edital para a instalação de 300 novas câmeras de monitoramento

SEGURANÇA - A empresa que vencer o certame será responsável pela implantação do sistema de monitoramento urbano por câmeras, locação de equipamentos, serviços de conectividade, imagens, software e manutenção, pelo período de 36 meses. O projeto irá contemplar diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança publicou nesta quarta-feira (26), o edital do processo licitatório para a contratação de 300 novas câmeras de monitoramento que serão instaladas em diversos bairros do município. O pregão presencial nº 58/2021 está previsto para acontecer no dia 4 de fevereiro.

A empresa que vencer o certame será responsável pela implantação do sistema de monitoramento urbano por câmeras, locação de equipamentos, serviços de conectividade, imagens, software e manutenção, pelo período de 36 meses. Do total, 20 delas serão do formato dome, com rotação de 360 graus.

O projeto tem como foco o monitoramento e fiscalização da circulação de pessoas e veículos em pontos estratégicos. O uso desta tecnologia permite o monitoramento de amplas áreas, destacando aquelas que se encontram nos circuitos de grande fluxo, traduzindo em maior segurança para os moradores e turistas.

Consequentemente, contribui na identificação de veículos envolvidos em ocorrências, possibilitando, de um lado a formação de estatísticas para a análise de inteligência e por outro o acionamento, de forma rápida e eficiente, do responsável pela ação, reduzindo o tempo de resposta das ações preventivas.

CÂMERAS OCR • A Secretaria de Trânsito e Segurança protocolou na sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o projeto de instalação de câmeras de monitoramento na rodovia, nos limites com os municípios de Mongaguá e Peruíbe. A iniciativa visa intensificar o monitoramento por câmeras na cidade e inibir a criminalidade.

As câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) permitem a leitura de placas, ajudando a detectar veículos envolvidos em roubos, furtos e sequestros.

Para o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, a utilização destas câmeras inibe a criminalidade, além de potencializar a capacidade de fiscalização. “Instalar os equipamentos nas divisas da cidade fortalece o trabalho de inteligência das Polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal, trazendo maior sensação de segurança à população”, afirmou.

No prazo de 30 dias, mais sete câmeras de monitoramento serão instaladas com esse sistema, que serão somadas as 26 já existentes.