Publicado em: 04/02/2022 - Última modificação: 22/02/2022 - 16:59

“Dia C” da vacinação acontece neste sábado (05)

COVID-19 - No ato da imunização das crianças a partir de 5 anos, é recomendado que os pais apresentem a carteirinha de vacinação, onde estão informadas as vacinais de rotina da criança. É importante lembrar a obrigatoriedade do agendamento

Será realizado neste sábado (5), das 8 às 16 horas, o “DIA C” da vacinação. A ação faz parte do plano estadual de imunização em parceria com os municípios. Na oportunidade, as crianças de 5 a 11 anos serão imunizadas no Posto Volante de Vacinação e também nas Unidades de Saúde da Família (USFs), conforme agendamento realizado pelo site da Prefeitura (http://online.itanhaem.sp.gov.br/sigonline).

No ato da imunização é recomendado que os pais apresentem a carteirinha de vacinação, onde estão informadas as vacinais de rotina da criança. Ainda no sábado, com o intuito de facilitar que jovens a partir de 12 anos e adultos completem seu esquema vacinal, o Posto Volante de Vacinação (Secretaria de Turismo), na Rua Aécio Mennuci, 281, Centro, estará realizando as imunizações sem a necessidade de agendamento.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, um grande número de pessoas  ainda não compareceram para receber a 2ª dose ou a dose de reforço, desta forma, a Secretaria de Saúde continua com convocação por meio de mensagens pelo WhatsApp. “É importante que as pessoas concluam o ciclo de vacinação. Apenas o ciclo completo contra a covid-19 elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Gomes.

Durante a ação de imunização serão ofertadas vacinas para a 1ª, 2ª ou dose adicional. É válido lembrar que quem recebeu o imunizante CoronaVac há mais de 28 dias já pode tomar a segunda dose. Para a AstraZeneca, o prazo de intervalo é de 8 semanas. Já para a Pfizer, o intervalo entre as doses foi reduzido para 21 dias, em pessoas maiores de 18 anos. Os jovens entre 12 e 17 anos que foram vacinados com esse imunizante, o período de intervalo permanece de 8 semanas.

Para receber a dose adicional, os adultos maiores de 18 anos, devem ter recebido a segunda dose ou a dose única, há mais de quatro meses.

As imunizações para as pessoas maiores de 12 anos não necessitam de agendamento, desde que já tenham atingido a data ou estejam atrasadas, conforme anotação no cartão de vacinação, que é obrigatório apresentar junto a um documento com foto.