Publicado em: 04/02/2022 - Última modificação: 04/02/2022 - 18:15

Programa “Alfabetizar na Prática” é lançado em Itanhaém

CAPACITAÇÃO - A iniciativa visa aprimorar a formação pedagógica e a qualidade da alfabetização na rede municipal de ensino

Em continuidade ao plano de metas da Administração Municipal, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realizou nesta sexta-feira (04), o lançamento do programa de formação e desenvolvimento profissional “Alfabetizar na Prática”. A iniciativa visa aprimorar a formação pedagógica e a qualidade da alfabetização na rede municipal de ensino.

Realizado no Centro de Capacitação do Professor e Teatro Eva Wilma, o evento reuniu nos períodos da manhã e tarde, educadores e profissionais da Educação Municipal de Itanhaém. O programa Alfabetizar na Prática tem como foco estruturar a formação e o desenvolvimento dos educadores das escolas municipais do pré II, 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

“Hoje é um dia especial para a Educação de Itanhaém. Por meio do Programa Alfabetizar na Prática, buscamos aprimorar a formação pedagógica com conteúdos baseados em evidências científicas, além de priorizar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos por meio de atenção individualizada. Outro fator importante é o cumprimento da meta do Plano Nacional de Alfabetização que busca alfabetizar todas as crianças, no máximo até o 3º ano do ensino fundamental. Trabalhamos firmes com o propósito de oferecer o melhor para os nossos alunos e profissionais”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

O projeto que está organizado em seis módulos, tem como proposta um modelo de ensino explícito e sistemático, pois para que o aluno aprenda a ler e escrever é necessário intencionalidade pedagógica, desta forma, pretende-se com o programa assegurar que alunos em fase de alfabetização possam conquistar a base alfabética, assim como a leitura e a escrita de forma consciente de acordo com as habilidades que são consolidadas ao longo dos anos e etapas de estudo

Para cada conteúdo trabalhado o projeto apresentará propostas de atividades que serão consolidadas em sala de aula, elucidando o diálogo entre teoria e prática.

“Nossa Rede cresceu muito nos últimos anos e recebeu diversas professoras sem muita prática na Alfabetização, com esse Programa os novos serão contemplados com trocas significativas com os mais experientes. Sou professora há 21 anos, minha bagagem na alfabetização trás práticas vivenciadas durante 15 anos. Estou muito animada em poder recordar, partilhar e vivenciar novos conhecimentos, afinal, quando o professor recebe capacitação, contribuímos com o desenvolvimento dos nossos alunos e a qualidade da educação aumenta”, afirmou a professora do 1º ano da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros, Mariangela Brito Pereira Umehara.

Participaram do evento os vereadores Fabio Bibão e Professor Fernando; a diretora pedagógica Cecília Tecedor; o diretor Administrativo, Volnei Silva e a coordenadora do programa “Alfabetizar na Prática”, Maria dos Anjos Azevedo.