Publicado em: 08/02/2022 - Última modificação: 18/02/2022 - 11:06

Agenda Cultural de fevereiro faz alusão a Semana da Arte Moderna

COMEMORAÇÃO - Serão diversas atividades espalhadas no Centro Histórico para celebrar este importante marco cultural

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, promove neste mês de fevereiro, exposições e cineclubes em alusão à Semana da Arte Moderna, que neste ano comemora 100 anos de sua primeira realização.  Serão diversas atividades espalhadas no Centro Histórico para celebrar este marco cultural.

A comemoração, que também é conhecida como Semana de 22, criou um impacto do pensamento modernista que há décadas amplia os diálogos na cultura brasileira através de influências exteriores. A Semana de Arte Moderna de São Paulo foi realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da capital paulista, transformando o cenário artístico brasileiro. Composta por artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações, a iniciativa tinha como intuito romper com os parâmetros que vigoravam nas artes em geral.

Na oportunidade, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim preparou uma exposição com seleção de livros e músicas sobre a Semana de 22, além de  obras relacionadas aos artistas do modernismo brasileiro. Já o Museu Conceição de Itanhaém estará com a Exposição “Mario de Andrade em Três Tempos: Um Olhar e Uma Herança da Semana de 22”.

Entre outras diversas atividades, confira a programação completa:

– Exposição Bibliográfica da Semana 22

A exposição, que apresenta diversas obras sobre o modernismo brasileiro, está disponível de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 21, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

– Escutando Vinil na Biblioteca

A exposição dos discos de vinil de Heitor Villa Lobos está disponível de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 21, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

– Sessão Cineclube Carlos Miranda I

Quarta-feira (09), a partir das 18 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, Centro Histórico.

Às 18 horas, a sessão apresenta um episódio de “Vigilante Rodoviário”, um seriado brasileiro exibido na década de 1960 pela TV Tupi.

Às 18h30 será exibido o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”

Sinopse: Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa.

– Abertura da Exposição “Mario de Andrade em Três Tempos: Um Olhar e Uma Herança da Semana de 22”

Com início no dia 15, a exposição acontece de terça a sábado, das 10 às 17 horas, no Museu Conceição de Itanhaém, localizado na Praça Narciso de Andrade, s/nº, Centro Histórico.

– Sessão Cineclube Carlos Miranda II

Dia 16, a partir das 18 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo.

Às 18 horas, a sessão apresenta um episódio de “Vigilante Rodoviário”

Às 18h30 será exibido o documentário “Tropicália”

Sinopse: O documentário mostra este importante movimento cultural que explodiu no Brasil na década de 1960 através de um valioso material de arquivo recuperado com os ícones do movimento.

– Sessão Cineclube Carlos Miranda III

Dia 23, a partir das 18 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo.

Às 18 horas, a sessão apresenta um episódio de “Vigilante Rodoviário

Às 18h30 será exibido o filme “Meia-Noite em Paris”

Sinopse: Um jovem escritor de férias em Paris conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura do passado que o fazem questionar o presente.