Publicado em: 17/02/2022 - Última modificação: 21/02/2022 - 17:06

Entrega de Chromebook e palestra de Mário Sérgio Cortella marcam início do ano letivo

EDUCAÇÃO - 1.200 computadores serão entregues aos professores, diretores e assessores pedagógicos efetivos da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (17) a abertura oficial do ano letivo 2022. A recepção aos professores aconteceu no Espaço Cultural Suarão com a presença do prefeito Tiago Cervantes, do presidente da Câmara Municipal, Silvio Oliveira, e demais autoridades municipais. Durante o evento, os docentes receberam kits de material escolar, incluindo um Chromebook, e foram agraciados com palestra do filósofo, doutor em Educação e professor Mário Sérgio Cortella.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

2022 é um ano especial para a educação em Itanhaém, após dois anos de paralisação das atividades presenciais em razão da pandemia. Os mais de 19 mil alunos da rede municipal iniciaram o retorno às aulas com 100% da capacidade das salas em 10 de janeiro, com o atendimento das creches. Os estudantes do ensino infantil e fundamental retornaram nesta segunda-feira (14).

“É preciso um olhar atento da Administração Municipal para que este retorno seja produtivo aos professores e alunos. Para isso, estamos investindo na qualificação profissional dos servidores, na estrutura das unidades escolares, bem como nos equipamentos que são utilizados em aula”, disse o prefeito.

Com objetivo de fortalecer o uso da tecnologia em sala de aula, todos os docentes receberão um Chromebook que auxiliará na preparação e no desenvolvimento das atividades educacionais. Serão no total 1.200 equipamentos distribuídos a todos os professores, diretores e assessores pedagógicos efetivos da rede municipal.

Conhecimento e experiência – Para aprimorar o conhecimento e compartilhar experiências e reflexões sobre o novo momento, os profissionais assistiram a uma palestra proferida pelo filósofo e doutor em Educação Mário Sérgio Cortella.

“Juntos, faremos um ano letivo de muita aprendizagem e conquistas. Estamos planejando com muito carinho todas as ações da Secretaria. O nosso objetivo é tornar um ambiente mais agradável e produtivo para todos”, destacou a secretária de Educação Márcia Galdino.

O presidente da Câmara Municipal, Silvio Oliveira, reforçou a confiança do Legislativo no trabalho desempenhado pela Educação. “Estamos acompanhando as respostas positivas que vem sendo dadas, a exemplo da entrega do kit escolar, cumprido pela Administração Municipal, além da merenda de qualidade servida aos nossos alunos”.

Kit de material escolar – No primeiro dia de aula, a Secretaria de Educação iniciou a entrega aos estudantes do kit de material escolar. Para fomentar a integração e o lazer, todas as creches e unidades de ensino infantil estão recebendo conjuntos de brinquedos de parque. Já as escolas de ensino fundamental (6º ao 9º anos) contarão com novas mesas de pebolim.

Manutenção estrutural – A reforma das unidades de ensino é outra iniciativa permanente da Administração Municipal. Atualmente, estão em execução obras em diversas unidades, como a escola Elga Reis que recebe serviços no telhado, forro e manutenção elétrica.

A escola Lions Clube recebe obras de reforma no telhado, forro e quadra esportiva. A unidade Silvia Marasca tem serviços no telhado e na quadra de esportes. A escola Dalva Dati recebe manutenção no telhado e no forro. Em janeiro, a escola municipal Benedita Matias passou por manutenção elétrica.

Todas as unidades escolares passam periodicamente serviços de sanitização.

As unidades também recebem a instalação de aparelhos de ar-condicionado e de câmeras de monitoramento, que serão vigiadas pelo Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal. No total, 761 equipamentos estão sendo instalados nos prédios da Administração Municipal. Estiveram presentes os vereadores Arlindo Martins, Fabio Bibão, Henrique Garzon, Lucas Abbasi, Naldo Bodeguita, Prof. Fernando, Rutinaldo Bastos e José Roberto.