Publicado em: 22/02/2022 - Última modificação: 22/02/2022 - 22:40

Guardas Municipais realizam treinamento com armas em estande de tiro

SEGURANÇA - Cada um dos agentes de segurança realizou treinamento com armamento curto/pistola, calibre 380 e também a habilitação para a utilização de calibre 12 e ainda a carabina .40

A Secretaria de Trânsito e Segurança proporcionou para a Guarda Civil Municipal, o curso de Estágio de Qualificação Profissional (EQP). Nesta primeira fase 34 guardas municipais estiveram no estande de tiro da WF, em Praia Grande, para a capacitação.

O Estágio de Qualificação Profissional está embasado nos Princípios de Legalidade; Direitos Humanos, das Garantias Individuais e Coletivas, da Participação Social e de melhoria no atendimento ao cidadão. Segundo o Termo de Cooperação com a Polícia Federal (PF), são exigidos 80 horas de instrução ano.

O curso objetiva atender os requisitos impostos pela Lei Federal 10.826, de 22 dezembro de 2.003, que trata sobre o Estatuto do Desarmamento e legislação complementar, no que tange ao porte de arma das Guardas Municipais; transmitir conhecimentos técnicos e científicos voltados para a preservação da vida humana, segurança cidadã e atendimento ao público; capacitar física e tecnicamente os integrantes da GCM no uso de técnicas de defesa pessoal e armas não letais; capacitar a agir dentro dos princípios da legalidade, proporcionalidade, quando necessário o uso da força; estreitar os vínculos com a comunidade, propiciando uma maior sensação de segurança.

Cada um dos agentes de segurança realizou treinamento com armamento curto/pistola, calibre 380 e também a habilitação para a utilização de calibre 12 e ainda a carabina .40.

O curso foi ministrado no Estande de Tiro WF, na Praia Grande, que cedeu o espaço sem custo para a Prefeitura Municipal.