Serviços
acessibilidade



Publicado em: 23/02/2022 - Última modificação: 24/02/2022 - 08:11
[email protected]

Banco de Alimento garante segurança alimentar para famílias de baixa renda

SOLIDARIEDADE - Famílias de baixa renda, que tem integrantes que fazem tratamento com quimioterapia, hemodiálise ou tratamento de tuberculose tem a máxima prioridade para a equipe



Compartilhar:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Banco de Alimentos, promove ações que garantem a segurança alimentar e desenvolve um papel fundamental para famílias de baixa renda no município. O principal objetivo é garantir uma alimentação de qualidade obedecendo à cadeia de nutrientes necessários para a recuperação de pessoas que estão num quadro de comorbidades. O sucesso deste trabalho só é possível graças à ajuda de parceiros comprometidos com a estruturação e a fomentação do mercado produtivo rural na cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Hoje o Banco de Alimentos, envolve profissionais de diferentes áreas como nutricionistas, assistentes sociais e administradores que atuam diretamente nas ações que permitem à manutenção de uma cadeia de apoio a população de baixa renda.

A seleção das famílias em estado de vulnerabilidade social ou que possuem integrantes que apresentam quadro de comorbidades, é realizado por uma equipe de profissionais de diversos setores como CAPS, Unidades de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde e o CRAS da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além do Ministério Público e Organizações Sociais.

Famílias de baixa renda, que tem integrantes que fazem tratamento com quimioterapia, hemodiálise ou tratamento de tuberculose tem a máxima prioridade para a equipe.

A união que faz toda diferença

O sucesso do trabalho de segurança alimentar do Banco de Alimentos é resultado da união entre a sociedade e o poder público. Dentre os parceiros do programa estão os supermercados e agricultores da nossa região. Os alimentos produzidos por meio da agricultura familiar e empresas, são recebidos pelos profissionais do Banco de Alimentos e logo em seguida são verificados passando por um rigoroso processo de triagem, onde são separados e devidamente embalados para serem entregues as famílias. Frutas, legumes, verduras, carnes e leite, são alguns dos itens que compõe os kits de alimentos.