Publicado em: 09/03/2022 - Última modificação: 09/03/2022 - 17:26

Artesanatos em fibra de bananeira geram oportunidades de renda às mulheres

CAPACITAÇÃO - Projeto de inclusão produtiva e empoderamento feminino oportunizam a mudança de vida

Com o objetivo de incentivar a inclusão produtiva e o empoderamento feminino, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho e o Sindicato dos Produtores Rurais de Miracatu (SENAR) estão proporcionando às 12 mães/responsáveis de alunos da Creche Elza Galvão Branco (creche vinculada à Secretaria de Educação de Itanhaém), um curso para confeccionar artefatos utilitários e decorativos utilizando fibra de bananeira  por meio das técnicas do trançado, fio cochado, tecelagem e revestimento a fim de melhorar a renda das famílias perante a situação financeira ocasionada pela pandemia de Covid-19. As aulas acontecem até a próxima sexta-feira (11).

Após o curso, o departamento de Educação Social da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e o Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME), da Secretaria de Relações do Trabalho  irão realizar uma exposição para venda dos artesanatos.

Tal iniciativa se deu após o Sebrae realizar no último mês de dezembro  uma palestra pelo Programa Sebrae Delas – Mulheres de negócios, com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino e despertar o autoconhecimento para as mães de alunos da Creche Elza Galvão Branco às mulheres com renda per capta de até R$200,00 mensais na faixa de pobreza e extrema pobreza econômica.

“A intenção desta capacitação é proporcionar novas possibilidades às mulheres de baixa renda para que possam aprender um novo ofício e criar uma nova perspectiva de vida”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

As novas alunas estão animadas com o início desta nova fase. “Resido no Suarão, estou participando do curso e gostando muito. A meu ver é um curso muito bom e de desenvolvimento fácil para mim que nunca trabalhei de artesã, gostei muito. Fora que posso usar o que aprender aqui para ter uma renda futuramente”, afirmou Marcele Alves da Fonseca, mãe de aluna da Creche Elza Galvão Branco.

A presidente da ABAS, Sandra Branco, também ressalta a importância dos cursos para o desenvolvimento feminino. “É com muita alegria que recebemos este curso, uma grande oportunidade para as mulheres. Estarmos iniciando na Semana da Mulher nos faz pensar nas oportunidades e conquistas que nós mulheres conquistamos no passar do tempo. No quanto é importante essas mães terem geração de renda, por meio de oportunidades como essa que a Prefeitura  de Itanhaém está oferecendo”, disse.