Publicado em: 11/03/2022 - Última modificação: 22/03/2022 - 10:18

Via Rápida oferece curso básico de eletricista residencial para mulheres

CAPACITAÇÃO - Curso de eletricista básico gratuito está sendo oferecido

Para celebrar o mês da mulher, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho está com as inscrições abertas para o curso de qualificação profissional para o público feminino de eletricista instaladora residencial – básico.  Gratuito, o curso é desenvolvido pelo Programa Via Rápida Mulher – Emprego – Qualificação profissional, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O curso capacita o aluno para executar instalações elétricas residenciais em prédios ou domicílios de pequeno porte. Para participar, as interessadas deverão realizar suas inscrições neste link. A iniciativa integra o Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME) que é um programa criado pela Secretaria Municipal de Relações do Trabalho que concentra todos os cursos profissionalizantes e capacitantes ofertados gratuitamente por instituições públicas e privadas. O objetivo dessa alteração é tornar mais eficiente o procedimento das inscrições, facilitando também para os munícipes interessados em participar dos cursos.

Na oportunidade, as participantes irão aprender normas de projetos elétricos; materiais; interpretação dos desenhos de uma instalação elétrica; cálculos básicos para dimensionamento de circuito, do quadro geral e proteção elétrica; fiação; segurança em instalações e serviços de eletricidade NR 10; instalações desenergizadas; orçamento, entre outros.

Serão disponibilizadas 20 vagas, a carga horária do curso é de 100 horas/aula. A área de qualificação é para casa e construção, na modalidade via rápida de emprego. Após a inscrição, haverá convocação das candidatas para formação das turmas, selecionadas a partir dos critérios definidos pelo programa para participação nos cursos.

O curso inicia no próximo mês de abril, nas dependências do Espaço do Empreendedor, localizado na Rua dos Fundadores, 565, no Belas Artes. O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda.

“O fortalecimento de ações voltadas para o público feminino é uma das nossas prioridades. A valorização e a inserção de mulheres no mercado de trabalho é uma importante ferramenta para geração de renda” afirmou Cintia Depieri, gestora de Ações Governamentais da secretaria de Relações do Trabalho.

Para maiores informações, basta entrar em contato com o Espaço do Empreendedor pelo telefone 13 34211800.