Publicado em: 30/03/2022 - Última modificação: 03/05/2022 - 09:11

Museu Conceição apresenta mostra “Mulheres Arteiras, Tecendo História”

EXPOSIÇÃO - A apresentação prestigia a história regional e a arte popular de mulheres arteiras e valoriza suas virtudes e saberes voltados ao universo feminino

No mês do aniversário de Itanhaém, o Museu Conceição recebe a partir do dia 4 de abril, a exposição “Mulheres Arteiras, Tecendo História”, por Selma Machado Simão, que tem como objetivo homenagear mulheres que fizeram a diferença na cultura e educação caiçara da cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Prestigiando a história regional e a arte popular de mulheres arteiras, valorizando suas virtudes e saberes voltados ao universo feminino, o Museu irá abrigar, na antessala do pavimento superior, obras de técnica mista sobre tela em formato de flâmulas e estandartes, muito utilizados em procissões e comemorações populares.

Na sala principal haverá uma mostra de fotos com personagens fortes dedicadas ao seu trabalho. Entre as pinturas, é possível encontrar imagens de Arte Popular, corpos e rostos de mulheres, além de representações artísticas que circulam no território brasileiro enfeitando festas e rituais.

A exposição acontece de terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, s/n, no Centro e estará disponível até dia 6 de junho.

Para mais informações entre em contato com o museu pelo telefone (13) 3426-3682.

SOBRE A AUTORA

Selma Machado Simão é artista visual e professora do Instituto de Artes da Unicamp. Atualmente, está voltada à atuação referente ao ensino e pesquisa, e em sua própria poética na linguagem da Pintura.

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da Montanha da vida, removendo pedras e plantando flores” (Cora Coralina).