Publicado em: 04/04/2022 - Última modificação: 04/04/2022 - 17:28

Consulta pública do currículo Educaita para educação municipal acontece até dia 14

PARTICIPAÇÃO - Documento contém as diretrizes da educação municipal, já discutidas em plenárias com os professores do município em 2021

Até o próximo dia 14 de abril, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, por meio do Setor Pedagógico, realiza a consulta pública do Currículo Educaita, que contém as diretrizes da educação municipal, já discutidas em plenárias com os professores do município em 2021. Para participar da leitura critica e reflexiva do documento, em sua versão preliminar, os interessados poderão acompanhar por meio deste link.

A versão preliminar do Currículo Educaita abrange questões conceituais e metodológicas necessárias para a atualização do Currículo do município, com o diálogo entre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Currículo Paulista.

A primeira parte – Caderno Introdutório– aborda questões específicas que fundamentam a educação de Itanhaém e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem.

Já a segunda parte – Cadernos específicos por áreas de Conhecimento e Objetivos de Aprendizagem – contemplará cada componente curricular para garantir as aprendizagens dos estudantes na Etapa/Módulo do atendimento aos alunos, no que diz respeito ao que devem aprender. Posteriormente será feita a consulta pública.

As ideias para o Caderno Introdutório podem ser encaminhadas seguindo as orientações:

1. Aditivas (quando prevê adição de palavras, frases ou expressões);

2. Supressivas (quando a proposta é de suprimir trechos ou parágrafos-parciais ou totais);

3. Substitutivas (quando propõe substituir por um novo parágrafo, palavra ou trecho);

4. Novas emendas (texto não previsto no documento-referência).

As propostas de emendas serão discutidas e votadas em plenárias nas escolas, com o corpo docente e os técnicos da Educação do município.