Publicado em: 20/04/2022 - Última modificação: 29/04/2022 - 11:27

Cultura lança o podcast “Nhenhenhém” nesta sexta-feira (22)

LANÇAMENTO - Em comemoração ao aniversário da segunda cidade mais antiga do País, a estreia será ao vivo, e terá como tema “490 anos de Itanhaém”

Nesta sexta-feira (22), durante o Festival Cidade Cultural, que acontece no Centro de Capacitação do Professor e Teatro Eva Wilma, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, realizará o lançamento do podcast “Nhenhenhém”. O instrumento cultural visa levar ao público informações sobre eventos culturais, história cultural e tradições, através de painéis e entrevistas

Para quem não conhece, podcast é uma transmissão sonora semelhante a um programa de rádio, com a diferença de que pode ser acessado a qualquer momento após ir ao ar.

Em comemoração ao aniversário da segunda cidade mais antiga do País, a estreia será ao vivo e terá como tema “490 anos de Itanhaém”. O evento acontece a partir das 13 horas, no Centro de Capacitação do Professor e Teatro Eva Wilma. Na oportunidade, haverá a participação de convidados que abordarão a história e peculiaridades do município. Com acesso gratuito ao público, o Festival contará com apresentações artísticas de diversos grupos locais.

O formato adotado para o podcast será informativo: três locutores introduzem os assuntos/quadros do programa, que conta com entrevistas de pessoas relacionadas a um tema previamente definido. A duração será de 15 a 25 minutos.

“Com linguagem informal, a ideia é soar como um entretenimento. A iniciativa visa noticiar a agenda cultural de Itanhaém por meio de entrevistas com artistas, gestores e demais envolvidos nas ações culturais para divulgar as ações do Departamento de Cultura, valorizar os equipamentos culturais e escutar os artistas locais”, explicou o diretor de Cultura, Tony Sheen.

Para acompanhar, os interessados devem procurar o nome “Nhenhenhém” no Spotify, o primeiro programa estará disponível no dia de estreia. O podcast também estará disponível no canal da Prefeitura no Youtube.

SOBRE O NOME

Presente na pronuncia do nome do município Itanhaém, a palavra Nhem, no idioma tupi, significa “fala”; sendo Nhenhenhem igual a “falatório”. Popularmente é usado de forma negativa para resmungo, murmúrio chato. Mas a ideia do podcast é brincar com a palavra falada e o seu significado, gerando momentos como:

— Pod Nhenhenhem?

— Pode, sim senhor!