[email protected]
Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista é inaugurado
INCLUSÃO - O local é Idealizado para atender crianças de 1 ano e seis meses até 5 anos e 11 meses de idade, regularmente matriculadas da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes inaugurou neste sábado (23), o Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Izabela Luz Leite Pestana, em comemoração aos 490 anos de Itanhaém. A iniciativa tem como objetivo oferecer às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ações complementares a escola, e assim melhorar o seu desenvolvimento e socialização.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Idealizado para atender crianças de 1 ano e seis meses até 5 anos e 11 meses de idade, regularmente matriculadas da Rede Municipal de Ensino, o local oferecerá semanalmente, atendimento multiprofissional, com equipe técnica qualificada composta por psicopedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, além de um educador físico e instrutor musical para estimular o desenvolvimento de acordo com as necessidades individuais e pertinentes de cada caso.
“Temos trabalhado arduamente pelo desenvolvimento da nossa cidade. Este espaço foi formatado com todo cuidado e carinho pensando no bem-estar e na qualidade de vida das nossas crianças com autismo. A cada dia buscamos aprimorar o atendimento às pessoas que mais precisam em todas as faixas etárias”, enfatizou o prefeito Tiago Cervantes.
O fluxo para o atendimento serão as crianças avaliadas pelo programa Cuidar, que serão direcionadas para o Centro. O atendimento médico ficará a cargo dos equipamentos municipais de saúde.
Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino, a inauguração do equipamento foi um momento sonhado e aguardado por muitas pessoas. “Hoje é dia de agradecer. Com o novo Centro buscamos proporcionar melhor qualidade de vida aos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista”, afirmou.
Márcia explicou ainda que quanto antes à criança com TEA começa a ser estimulada, melhores são os resultados e diminuição das perdas no desenvolvimento. “A estimulação precoce em crianças com transtorno do espectro autista, por meio de uma equipe multidisciplinar, minimizam os fatores que podem impedir o pleno desenvolvimento”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.
Para Daila Fernandes, psicóloga e assessora de orientação educacional da Secretaria de Educação, outro ponto de importante relevância é o acolhimento às famílias. “As famílias serão acolhidas pelos profissionais por meio de orientações quanto ao manejo comportamental das crianças que utilizam o serviço. Um trabalho que beneficiará não somente as crianças, mas as famílias como um todo”, explicou.
AUTISMO – O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento e é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.
O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave, sendo possível trabalhar medidas que proporcionam um grande avanço na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: 490 anos, educação, tea
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
26/09/2024
Audiência Pública apresenta Lei Orçamentária Anual nesta sexta (27) -
05/07/2024
Parque Amazônia Paulista recebe “Férias com Meio Ambiente” entre dias 14 e 27 -
05/07/2024
Blitz Animal conscientiza munícipes sobre maus-tratos aos animais -
05/07/2024
IV Semana dos Direitos Humanos Promove Dia de Combate à Discriminação Racial -
05/07/2024
Itanhaém moderniza atendimento de solicitações de documentos de obras