Publicado em: 02/05/2022 - Última modificação: 09/05/2022 - 15:35

Itanhaém ganha reconhecimento pelos avanços na proteção de crianças e adolescentes

CONQUISTA - O Crescer com Proteção tem por objetivo proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência

Itanhaém participou na última semana, do evento promovido pela Unicef e o MPT (Ministério Público do Trabalho) que reuniu algumas cidades do Litoral Sul com o intuito de reconhecer os municípios  por seus avanços conquistados e celebrando os resultados alcançados por meio do Crescer com Proteção. Participaram também representantes de Mongaguá, Peruibe, Praia Grande e São Vicente, Ilha Comprida, Iguape e Cananéia.

A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a infância  (UNICEF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga.

Implementado entre os anos de 2020 e 2022 nos oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e no Vale do Ribeira, o Crescer com Proteção tem por objetivo proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos para a oferta de serviços especializados.

Entre os avanços alcançados, está o estabelecimento de planos e mecanismos de monitoramento dos índices de violência, a estruturação de fluxogramas de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, além da capacitação de mais de 500 profissionais de assistência social, educação, saúde, polícias civil e militar, que passaram a identificar, encaminhar e atender crianças e adolescentes de forma integrada e intersetorial.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta acessar o site oficial da UNICEF, neste link.