Publicado em: 11/05/2022 - Última modificação: 11/05/2022 - 17:17

Podcast Nhenhenhém ganha engajamento entre os munícipes

CULTURA - Os interessados em acompanhar o programa, podem acessá-lo nas plataformas de streaming disponíveis no link abaixo

Pode Nhenhenhém? A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, lançou em abril, em comemoração ao aniversário de 490 anos da cidade o podcast “Nhenhenhém”. A iniciativa visa democratizar o acesso às informações culturais, promover acessibilidade, preservar tradições e a cultura local, além de criar um canal de difusão de projetos e iniciativas culturais, que possibilitem a difusão da cultura local para além do território municipal.

Em seu primeiro episódio, em comemoração ao aniversário da cidade, o lançamento do podcast abordou a história, patrimônio e registro, destacando os 490 anos de Itanhaém. A historiadora Fátima Cristina Pires e os fotógrafos Marcos Meneghessi e Sandra Pentristo foram os primeiros entrevistados para comentarem as iniciativas culturais tanto no Gabinete de Leitura e Museu Conceição de Itanhaém, sob a coordenação de Fátima Pires, quanto no COFIT – Coletivo de fotógrafos de Itanhaém – que este ano completou dez anos de atuação no município.

O segundo episódio, trouxe a participação das professoras e artistas visuais Selma Machado Simão e Bárbara Tahira. A primeira com sua exposição “Mulheres arteiras, tecendo histórias” na Casa de Câmara e Cadeia, e a segunda comentando seu mural pintado em decorrência do edital Arte Urbana SP, responsável pela criação de uma galeria a céu aberto na Praça Benedicto Calixto, no centro de Itanhaém.

Ainda no segundo episódio, houve o registro “nhenhenhéns”, que são falas de munícipes captadas durante uma sessão de microfone aberto nas praças públicas. O podcast Nhenhenhém pode ser acessado através do link abaixo, disponível em diversas plataformas de Streaming. Confira estes e os próximos episódios clicando neste link.

PODCAST – é um termo utilizado atualmente para a divulgação de notícias, informações, debates, discussões, em formato de áudio, ou audiovisual, no streaming e redes sociais, e constitui-se hoje em um dos maiores meios e comunicação e interação, principalmente no público jovem. Nasce então o Nhenhemém, que traz no nome a expressão popular que deriva da expressão indígena Nhem, que significa, fala, traduzindo o objetivo principal do projeto que é dar a fala aos fazedores de cultura locais.