Serviços
acessibilidade



Publicado em: 12/05/2022 - Última modificação: 13/05/2022 - 21:05
[email protected]

Folia do Rio Acima reúne fiéis em evento tradicional

DOMINGO - Religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza



Compartilhar:

A Folia do Divino no Rio Acima marca a preparação para a Festa do Divino Espírito Santo, tradicionalmente comemorada em Itanhaém. Neste domingo (15), às 9 horas, os religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza, onde alguns fiéis seguirão de barco e outros de ônibus em direção à capela Nossa Senhora do Livramento, no Jardim Coronel. A comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Após a chegada à capela, será realizada uma celebração, para que os fiéis então atravessem o rio rumo à Ilha do Mauricinho, onde então, é realizada a Reza da Folia do Divino, momento de grande tradição e fé da comunidade. Após esse momento acontece uma grande confraternização e partilha de alimentos para o almoço, onde todos os presentes são convidados a participar. Por volta das 14 horas inicia-se o retorno.

Essa é uma atividade aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Basta apenas o comparecimento na sua concentração inicial, assim como há um pedido especial aos proprietários levarem seus barcos ou lanchas para o percurso da procissão. Ao final haverá uma benção aos participantes.

Confira a programação completa:

9 horas – Inicio da Concentração – Igreja Matriz de Santana (Calçadão)

09h30 – Saída das Bandeiras do Divino

10 horas – Procissão de Barcos para o Rio Acima – Rio Itanhaém

11 horas – Celebração – Capela N. Senhora do Livramento no Rio Acima

12 horas – Reza da Folia do Divino – na Ilha do Rio Acima

13 horas – Confraternização

14 horas – Retorno

TRADIÇÃO – A Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém é um dos eventos religiosos mais esperados do ano, e acontecerá entre 28 de maio e 12 de junho. A programação tradicional é cheia de rituais e costumes como as Noites da Soca, Alvorada Festiva, Erguida e Descida do Mastro, Setenário, Abertura do Império, Missa Solene e a Procissão Solene do Divino Espírito Santo.