Publicado em: 18/05/2022 - Última modificação: 29/05/2022 - 17:45

Semana Municipal do Brincar acontece até o próximo dia 28

VAMOS BRINCAR? - A ideia da programação é estimular e valorizar a brincadeira para que crianças desenvolvam uma infância saudável

Com o intuito de estimular e valorizar a brincadeira para que crianças desenvolvam uma infância saudável, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes preparou uma programação especial para a Semana Municipal do Brincar. As atividades acontecem até a próxima sexta-feira(28).

Neste ano, com a retomada das atividades econômicas e sociais, a ação terá como tema “confiar na força do brincar”. A iniciativa objetiva sensibilizar e mobilizar famílias, gestores, professores, educadores, adultos e brincantes de todas as idades para que estes ofereçam tempo e espaço ao brincar das crianças.

Em Itanhaém, o evento acontece anualmente desde 2015, sempre na última semana do mês de maio. Na programação deste ano haverá atividades nas escolas (confira a programação completa neste link), oficinas e palestra. O encerramento acontece no dia 28 de maio, com a Arena Brincar, que será montada na Boca da Barra, localizada na Praça 22 de Abril. O local contará com diversas atividades para crianças e também toda família.

“O brincar não se restringe à diversão, vai além da recreação. Trata-se de uma dinâmica complexa, na qual a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo ao seu redor. Assim, o desenvolvimento ocorre com as trocas recíprocas. Além de brincar e se divertir, a criança desenvolve a memória, a atenção, a imitação e a imaginação, bem como a sua personalidade, inteligência e afetividade. As brincadeiras são vitais para o desenvolvimento infantil”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Acompanhe abaixo, os locais e horários da programação geral da Semana do Brincar:

Atividades da SMBDataHorárioLocalPúblico alvo
  SMB nas escolas  23 a 27 de maio  08h às 16h  Unidades Escolares (Confira a programação)Alunos da Rede Equipe pedagógica Comunidade Escolar
  Colóquio “Um novo olhar para o brincar” – IPA Brasil    24 de maio18h30 às 20h30 HAC em Rede  Youtube Neste link.Professores, Gestores, Estudantes do curso de Pedagogia, Psicologia, Educação Física e  demais convidados
Oficina Resgate de brincadeiras- IPA Brasil  25 de maio14h às 17hQuadra do Satélite Esporte Clube Rua  Emídio de Souza, 137- SatéliteAssessor  Pedagógico (obrigatório) e  professor  multiplicador
Dia do Desafio25 de maio08h às 17hDiversos espaçosPúblico Geral
Arena  Brincar28 de maio14h às 18hBoca da BarraCrianças e público em geral
HAC – Oficina “Um novo olhar para o Brincar”  30 e 31 de maio18h30 às 20h30, conforme o horário de cada  Unidade EscolarUnidades EscolaresEquipe Docente   Educadores e ADIs (a convite)